Educação

Professores conhecem o Programa União Faz a Vida

Sicredi leva conceitos do cooperativismo para a sala de aula

Professores conhecem o Programa União Faz a Vida

A Secretaria de Educação de São Miguel do Iguaçu, em parceria com a Sicredi, apresentou aos professores da Educação Infantil o Programa A União Faz a Vida. O encontro foi realizado no Centro de Convivência do Idoso.

A iniciativa de responsabilidade social atua na educação há mais de 20 anos, promovendo a cooperação e a cidadania por meio de práticas que desenvolvam o empreendedorismo, a solidariedade, o diálogo, a justiça e o respeito à diversidade, contribuindo com o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.

A analista de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi, Camila Vidote, afirma que a iniciativa usa uma metodologia diferenciada para incentivar os alunos. “Nós acreditamos na educação por trás dos muros da escola. Nesse programa, ofertamos assessores pedagógicos e um material especial aos professores da Educação Infantil, para que utilizem a metodologia da União Faz a Força com os alunos dos Cmeis e os prés I e II”.

Os professores da Educação Infantil são convidados a participar do projeto, portanto a adesão não é obrigatória. Os interessados irão receber nos próximos dias um treinamento de oito horas com a equipe do Sicredi para que possam conhecer e entender a metodologia do projeto.

A secretária de Educação, Andréia Marcelino Diedrich, esteve presente no encontro e avaliou positivamente mais uma iniciativa na Educação do Município. “É o cooperativismo vindo para dentro da escola. Acho muito importante trabalharmos em parceria, para que possamos mostrar para as crianças que isso é possível. Queremos agradecer ao Sicredi e também ao Sicoob, pois estão trabalhando a importância do cooperativismo com o futuro da nossa cidade, as crianças”.

Outro projeto

Para a rede de Ensino Fundamental é desenvolvido o projeto Cooperjovem, uma parceria do Sicoob/Sescoop com a Secretaria Municipal de Educação, atuando no Município desde 2014, que apresenta diferentes abordagens de formação e promoção do cooperativo com alunos do 1º ao 5º ano.