Alcançar e agarrar um objeto pode ser atividade simples para uma pessoa, mas programar um braço eletrônico capaz de reproduzir esses movimentos é um desafio e tanto. Tal tarefa, proposta aos alunos do curso de Engenharia Eletrônica da Unopar Cascavel, resultou na programação de um “braço robô”, que será demonstrado para os visitantes da segunda edição da feira Technovação 2019, que ocorre de 2 a 4 de maio, no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel.
Esse é o segundo ano em que a Unopar participa do evento que, assim como a faculdade, busca promover o ambiente tecnológico e de inovação na região oeste do Paraná.
O professor e coordenador dos cursos de Engenharia da instituição, Vander Fabio Silveira, aposta nos recursos da robótica para estimular os estudantes: “A robótica é uma ciência que interage com o mundo real e viabiliza ideias inovadoras. É também uma interessante ferramenta ao alcance dos alunos, que podem aprender na prática com a criação de projetos e resolução de problemas interdisciplinares”, aponta o docente.
Na indústria
Aplicado em maior escala, na indústria, um braço robótico é capaz de desempenhar tarefas de alta precisão e pode ser controlado de diversas formas: a partir de voz, celular, computador, gestos e até por olhar. Dentre os movimentos mais complexos, ele é utilizado para escrever, mover objetos delicados e realizar impressão em 3D, por exemplo.
Demonstração
Os estudantes farão a demonstração do braço eletrônico ao público no estande da Unopar na Technovação 2019 nesta sexta-feira (3), a partir das 17h30, e no sábado (4), a partir das 14h.
Passe o leitor de QR Code do seu celular e confira o braço em movimento
Serviço
O que: Technovação 2019 – Demonstração Projeto Braço Eletrônico / Unopar Cascavel
Quando: 3/5 (sexta-feira), a partir das 17h30, e 4/5 (sábado), a partir das 14h
Onde: Centro de Convenções e Eventos de Cascavel
Saiba mais: Programação https://doity.com.br/technovacao2019/calendario