O jornalista e egresso do Centro Universitário FAG, José Augusto Seide, e Vilmar Bachinski, lançaram, em dezembro (2017), a obra intitulada "Da Rússia para o Brasil: a Saga de Pedro e Ana Bachinski". O livro foi escrito a partir de uma coleta de informações sobre a árvore genealógica paterna de Vilmar Bachinski.
O lançamento foi realizado em um almoço em União da Vitória- PR, cidade onde os patriarcas da família estão sepultados e é local de residência de parcela considerável dos Bachinski. O evento reuniu várias gerações da família.
O livro retrata, em 14 capítulos, a história de 452 descendentes, sendo 11 filhos, 61 netos, 133 bisnetos, 193 trinetos, 59 tetranetos e seis pentanetos. "Foram impressos 1500 exemplares e minha ideia é fazer com que cada Bachinski, inclusive os mais novos, tenham o seu a fim de que este seja um material de consulta futura, para que saibam suas origens e possam falar sobre isso para as futuras gerações", descreve Vilmar Bachisnki.
José Augusto Seide participou na reta final do exemplar, compilando os dados e escrevendo os textos dos 14 capítulos. Ele explica que o livro foi escrito também com o interesse de apresentar detalhes históricos interessantes do Império Russo, da União Soviética, do Leste Europeu e, claro, do Brasil. "A prioridade foi desenvolver uma obra focada nos Bachinski, mas a narrativa foi estruturada também para chamar a atenção de quem não é da família, pois apresenta acontecimentos curiosos que muitas vezes parecem ser tirados de uma obra de ficção", conta.