Educação

Crianças terão que “passar calor” devido a furto de aparelhos de ar-condicionado

Crianças terão que “passar calor” devido a furto de aparelhos de ar-condicionado

Não é de hoje que o furto nas instituições escolares e públicas da cidade ocorrem, deixando prejuízos ao Poder Público e a comunidade que acaba sofrendo com o resultado disso.

Neste fim de semana, o furto de seis aparelhos de ar-condicionado ocorreu no CMEI Miriam Ana Davlonta Bosquetto, no Bairro Cascavel Velho, deixando todas as salas de aulas do local sem climatização para as crianças (clique aqui e veja o vídeo do suspeito). As aulas não foram interrompidas e não há prazo para consertar os aparelhos.

De acordo com a secretária municipal de Educação de Cascavel, Marcia Baldini, o individuo furtou fios e peças de seis aparelhos de ar-condicionado, todos que estava em sala de aulas, sendo que um deles ficou despedaçado no quintal do CMEI. “Isso me deixa indignada já que foram prejudicadas as salas aonde as crianças estudam, dormem e descansam”, desabafou a secretária, que complementou que estão fazendo o possível para repor os estragos, mas que enquanto isso, será criado um desconforto aos alunos.

Segundo ela, um processo administrativo será aberto e avaliado financeiramente o impacto. “É tão difícil conseguimos equipar os CMEIS e as escolas com ar-condicionado e em poucos minutos um criminoso vem e estraga tudo”, constatou Baldini.

Neste CMEI, é a segunda ocorrência este ano, sendo que desde o começo de 2023 o problema ocorreu em seis instituições escolares, sendo uma escola em abril, uma escola em agosto, uma escola em setembro e agora em outubro dois CMEIS e uma escola.

Baldini disse ainda que eles não têm um valor exato dos prejuízos, pois quando a equipe de manutenção se desloca pra resolver alguma situação, geralmente acaba incluindo alguma outra necessidade que a unidade já aguardava e o serviço todo entra num só pacote. Ela pede que quem tiver informações que denuncie pelos canais policiais.