As primeiras aulas de Jiu Jitsu e Caratê ministradas pelos agentes Alves e De Souza, que são professores graduados em artes marciais, aconteceram na manhã desta segunda-feira (2) no salão comunitário do Conjunto Riviera, na zona norte de Cascavel.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Segurança, por meio da Guarda Municipal, que tem adotado uma filosofia de Guarda Cidadã, fortalecendo os laços com a comunidade.
O projeto foi iniciado com oito crianças, mas a expectativa é ter um número maior de participantes nas próximas semanas.
O secretário Pedro Fernandes destacou que as aulas são ministradas de forma gratuita e que ajudarão na formação dessas crianças, já que as artes marciais possuem filosofia nas quais são valorizadas a disciplina e respeito.
“A ideia é atender as crianças e, ainda, eventuais mulheres que são vitimas de violência doméstica. Trazer autoestima para essas pessoas, um pertencimento, sensação de merecimento”, explica o secretário.
O vice-prefeito Renato Silva acompanhou os primeiros passos das crianças nas aula de artes marciais e destacou que o esporte é fundamental na formação das crianças.
“Com certeza essas crianças seguirão um bom caminho, e não tem caminho melhor do que incentivar as crianças a praticar o esporte”, enfatizou.
O presidente da Associação de Moradores do Riviera, Eloir Alves, classificou o projeto como uma “joia rara” e disse que está sendo incentivada a formação de bons cidadãos.
“A comunidade e a associação estão recebendo de braços abertos porque isso aqui é uma escola de formar cidadãos. Se sair campeão, amém, somos vitoriosos, mas o nosso objetivo é formar bons cidadãos, pessoas respeitadoras, com disciplina”, ressaltou.
Secom