Educação

Com o dedinho no mapa, crianças apontam o que pensam sobre seu bairro

Com o dedinho no mapa, crianças apontam o que pensam sobre seu bairro

Foi só os técnicos da Urban95 chegarem ao Cmei Maria Vaz, na tarde de ontem (8), com um mapa gigante da região do Cascavel Velho, que toda a mágica começou a acontecer. Os alunos da Educação Infantil da Escola Atílio Destro e dos Cmeis Maria Vaz e Mírian Ana foram convidados a observar no grande mapa as ruas por onde passam diariamente, a identificar suas casas, escola, parquinhos e outros locais que eles costumam frequentar. Os olhinhos brilhavam e a empolgação só aumentava a cada lugar familiar que era apresentado aos alunos.

A atividade foi aplicada também com os cuidadores das crianças, que apontaram no mapa os locais onde moram, onde trabalham, onde costumam comprar, tipos de transporte que utilizam, locais bons para caminhar, locais em que as crianças podem andar desacompanhadas e bons para brincar, assim como as fragilidades, como locais que representam medo ou de pouca iluminação. O objetivo da pesquisa é levantar dados que vão embasar programas e políticas públicas voltada à Primeira Infância, principalmente no que diz respeito a serviços e espaços públicos, lazer, segurança e mobilidade urbana.

A dinâmica foi conduzida pelo urbanista Luis Fernando Milan, da Urban95, e para ele a oficina permite o levantamento de dados difíceis de conseguir por meio de entrevistas convencionais ou a partir da análise de fotos aéreas do Território. “Essa atividade é importante pra gente entender como a dinâmica das pessoas acontece dentro do bairro, desde o reconhecimento de onde elas frequentam, até os lugares que elas têm medo ou se sentem bem. É um grande mapa sensorial”, explica.

A análise dos dados apresentados pela Dinâmica do Mapão, bem como os apontamentos surgidos na Caminhada Exploratória, que ocorrerá hoje (9) caso as condições climáticas permitam, será feita em conjunto com os técnicos da Urban95 e das secretaria municipais e a partir das informações coletadas será desenvolvido um projeto com as zonas prioritárias da primeira infância para a região do Cascavel Velho.

Para as crianças, que além da dinâmica, também participaram de atividades diferenciadas e contação de história, preparadas pela equipe do Cmei Maria Vaz especialmente para recepcionar a ação, o momento foi de muita alegria. Os pais e familiares que puderam participar da escuta, também se encantaram com a alegria das crianças e com a possibilidade de colaborar com informações que poderão resultar em intervenções urbanas voltadas para a Primeira Infância.

“Foi muito interessante, eu nunca tinha visto o meu bairro dessa forma e é bom colaborar, pois a gente sabe que precisa de espaços públicos adequados para as crianças menores”, disse a Mariane Tays Galvão, mãe do José Guilherme, aluno da Escola Atílio Destro.

A Caminhada Exploratória está prevista logo mais, a partir das 9h, e deve contar com a participação de cerca de 400 crianças, alunos da Educação Infantil da Escola Atílio Destro e dos Cmeis Maria Vaz e Mírian Ana. A ideia é percorrer as ruas do entorno da unidade escolar e mostrar pessoalmente aos técnicos como é o local em que o alunos moram e convivem. Caso a chuva não dê trégua, as crianças serão direcionadas para atividades diferenciadas, que permitam à equipe o levantamento de mais dados para o desenvolvimento pro projeto de ações prioritárias;

As ações fazem parte das comemorações pelo Mês da Primeira Infância e da Campanha Cria na Paz, que tem o objetivo de conscientizar sobre a Educação Não Violenta e que traz o slogam: “Respira e conta até 5”.

Cria na Paz

Cria na Paz é uma campanha que faz parte do Pé de Infância, uma iniciativa da Urban95 com a Allma Hub. Baseada na ciência da Mudança, de comportamento, a campanha conta com uma caixa de ferramentas que visam auxiliar as cidades a avançar em temas fundamentais para a primeira infância.

PAiZ na Escola

A mobilização que levou o nome “PAiZ na Escola: Um dia… A vida inteira pela Escola”, foi realizada no dia 20 de abril de 2023, uma proposta do prefeito Leonaldo Paranhos, que visa fortalecer o vínculo entre escola e família e a importância de uma Educação acolhedora. De forma conjunta, a campanha Cria na Paz e o evento PAiZ na Escola materializa a celebração da valorização da primeira infância no município de Cascavel.

Urban95

Urban95 é um iniciativa global que busca incluir a perspectiva de crianças de zero a 6 anos, assim como seus cuidadores, no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos serviços oferecidos nas cidades. No Brasil a iniciativa é formada por 27 municípios, sendo Cascavel o único município a fazer parte.

Fonte: Secom