A prévia da Sondagem da Indústria de janeiro indica recuo de 3,5 pontos do ICI (Índice de Confiança da Indústria) na comparação com o resultado de dezembro. Com a queda, passou para 111,4 pontos. Segundo o Ibre/FGV (Instituto Brasilerio de Economia da Fundação Getulio Vargas), que elabora o indicador, se esse comportamento se confirmar, será a primeira retração desde abril de 2020.
Para o Ibre, a retração no resultado prévio da confiança industrial, divulgado hoje (22), no Rio de Janeiro, é reflexo da queda da satisfação sobre o momento presente e piora das expectativas em relação aos próximos meses. O Índice de Situação Atual cairia 3,2 pontos, indo para 116,7 pontos, enquanto o Índice de Expectativas recuaria 3,6 pontos, passando para 106.
Ainda assim, o dado preliminar do Nuci (Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria) apontaria alta de 0,6 ponto percentual (p.p.), para 79,9%. Na avaliação das médias móveis trimestrais, após seis altas consecutivas, o Nuci permaneceria estável em 79,6%.
Para a realização da prévia de janeiro de 2021, foram consultadas 793 empresas entre os dias 1º e 18 deste mês. O resultado final da pesquisa será divulgado na próxima segunda-feira (28).
Fonte: Agência Brasil