O prazo para realizar a declaração do ITR (Imposto Territorial Rural) 2021 está acabando. A data limite é dia 30 de setembro. O pagamento do imposto é obrigatório para produtores rurais pessoa física e jurídica, titulares do domínio ou possuidoras de qualquer título do imóvel rural. O Sindicato Rural de Cascavel presta esse serviço a associados e não associados. O contribuinte deve elaborar a declaração no computador, por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponibilizado na página da Receita Federal http://www.gov.br/receitafederal e transmiti-la pela Internet. “O jeito mais simples é fazer a declaração aqui no Sindicato. Estamos à disposição para realizar esse serviço e tirar quaisquer dúvidas que o produtor rural tenha”, reforçou Paulo Orso, presidente do sindicato.
O valor do imposto pode ser pago em até quatro quotas iguais, mensais e sucessivas, sendo que nenhuma quota pode ter valor inferior a R$ 50,00. O imposto de valor inferior a R$ 100,00 deve ser pago em quota única. A quota única ou a primeira quota deve ser paga até o dia 30 de setembro de 2021, último dia do prazo para a apresentação da DITR. Quem não declarar o imposto na data prevista pagará multa de 1% ao mês ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o total do imposto devido.
Em 2020 o Sindicato Rural de Cascavel fez 646 declarações. Até agora, em 2021, foram feitas 459. “Pedimos que o produtor venha até nós e faça o quanto antes, não deixando para os últimos dias”, concluiu Orso.