Curitiba – O varejo do Paraná acumulou aumento de 2,56% no primeiro trimestre do ano, segundo dados da Pesquisa Conjuntural da Fecomércio PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná). Na comparação de março com fevereiro, houve alta de 4,55%. Já em relação a março de 2018, o comércio apresentou redução de 5,95% nas vendas.
No acumulado de janeiro a março, os setores com maior faturamento foram os de óticas, cine-foto-som, com aumento de 38,73%, e as lojas de departamentos, que tiveram elevação de 30,29% nas vendas. Outros ramos com bom desempenho no trimestre foram materiais de construção (10,16%), combustíveis (5,21%), farmácias (3,01%) e supermercados (1,71%).
Por outro lado, tiveram redução nas vendas ramos que tiveram grande crescimento em 2018, entre eles as concessionárias de veículos (-4,97%) e móveis, decorações e utilidades domésticas (-2,34%), revelando certo receio em relação à situação político-econômica do país. As livrarias e papelarias, que retraíram 5,49% no ano passado, continuam apresentando dificuldades nas vendas e tiveram redução de 9,01% nos três primeiros meses de 2019.
No comparativo entre as regiões do Estado, o melhor resultado no trimestre foi verificado na região oeste, com aumento de 6,08%. Esse bom desempenho foi motivado pelas lojas de departamentos (37,81%), materiais de construção (24,48%) e o comércio de produtos óticos, cine-foto-som (20,53%).
A pesquisa também verificou aumento nas vendas em Maringá (4,25%), Curitiba e Região Metropolitana (3,45%) e Ponta Grossa (1,30%).
Já na região sudoeste e em Londrina houve redução nas vendas, de 16,95% e 1,87%, respectivamente.