Para que pais e estudantes que contratam um serviço particular de transporte escolar tenham maior tranquilidade quanto ao cumprimento de itens obrigatórios de segurança veicular e qualificação do condutor, a legislação estabelece vistoria semestral. Para este próximo semestre letivo, a inspeção de vans e de veículos que fazem o transporte urbano de alunos será realizada nas plataformas de embarque e desembarque do Terminal Rodoviário a partir de segunda-feira (19).
Com objetivo de evitar aglomeração, os 78 permissionários convocados foram divididos em três dias. Na segunda (19) e na terça-feira (20), a inspeção será realizada das 13h30 às 15 horas. Na quarta-feira (21), o último grupo deve comparecer entre 8h30 e 9h30. O encarregado do setor de Transportes Alternativos da Transitar, Claudinei Andrade, explica que a medida é sanitária e visa à prevenção da covid-19.
“Os permissionários e veículos devem aguardar no estacionamento do Terminal Rodoviário para que possam acessar a área de vistoria conforme a ordem de chegada e orientação da fiscalização de trânsito”, orienta.
Claudinei lembra que o selo de inspeção da Transitar é semestral, portanto, os pais e demais contratantes do serviço devem ficar atentos: ele é fixado no canto direito superior do para-brisa e informa o ano (2021) e à vistoria a que se refere (2, agora neste segundo semestre) conferindo que o carro está apto a realizar o serviço, de acordo com as leis de trânsito. “Nenhuma veículo pode começar o semestre sem passar pela vistoria”, reforça.
Em fevereiro deste ano a Transitar realizou a primeira vistoria de 2021, certificando 31 carros que fazem o transporte escolar rural e 82 da área urbana.
Educação de trânsito
A vistoria do transporte escolar é uma das etapas de segurança em que a Transitar foca para uma volta às aulas segura no trânsito de Cascavel. Conforme o calendário de atividades letivas presenciais for sendo retomado neste segundo semestre, o setor de educação de trânsito também reiniciará as ações educativas nas áreas escolares, visando à abordagem de pais, alunos ou responsáveis pelo transporte das crianças, orientando acerca do respeito à sinalização de trânsito e para evitar o uso do celular na direção; incentivando o uso da faixa de pedestres, o transporte seguro com cinto de segurança e de cadeirinha, bem como o respeito aos demais usuários da via.
“Paralelamente estamos ampliando o cronograma de sinalização de trânsito, de forma fazer a manutenção permanente das áreas escolares para uma travessia segura da comunidade escolar, dentro do nosso compromisso de aliar fiscalização, educação e engenharia de trânsito”, detalha Simoni Soares, presidente Transitar.