Cotidiano

Sistema de avaliação em saúde é modelo para outras cidades

Vereadores de Toledo foram até a fronteira para conhecer de perto o sistema

Foz do Iguaçu – O prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, e o secretário de Saúde, Charles Bortollo, receberam nesta semana os vereadores de Toledo Reinaldo Rocha e Marcos Zanetti. Durante o encontro foram discutidos vários projetos em desenvolvimento no município que vêm dando certo na atual administração e que se tornaram referência para a região Oeste do Estado.

Após a reunião no gabinete, os vereadores quiseram conhecer de perto o funcionamento do novo sistema de avaliação da saúde, lançado recentemente pela Prefeitura de Foz do Iguaçu em duas unidades de atendimento. A visita foi realizada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) João Samek e lá os vereadores acompanharam um pouco do atendimento prestado na unidade.

Para o vereador Reinaldo Rocha, o prefeito Reni Pereira está de parabéns pela inovação. Ele entende que esse é um modelo eficaz de descobrir as reais carências da população.

O vereador Marcos Zanetti também elogiou a iniciativa da Prefeitura de Foz do Iguaçu em criar e lançar um sistema como este e classificou como inovador e modelo para outros municípios.

“O prefeito está sim de parabéns. Acredito ser um sistema capaz de corrigir problemas e falhas quando e se houver”.

População pode avaliar atendimento

A Prefeitura de Foz do Iguaçu lançou recentemente o sistema de avaliação nas unidades do UPA João Samek e do Pronto-Atendimento do Morumbi. A finalidade é que a população avalie o atendimento, classificando-o entre ótimo, bom, regular e ruim.

O sistema já está funcionando e qualquer paciente, após ser atendido, pode solicitar a avaliação ao recepcionista da unidade. A avaliação é exclusiva e em poucos minutos o usuário classifica no tótem entre as quatro opções. Todas as informações do sistema de avaliação são automaticamente arquivadas em um banco de dados de uma equipe especializada da Secretaria Municipal da Saúde, que deve monitorar quando os casos regular e ruim forem avaliados.

As equipes que entrarem em contato com esses pacientes, por telefone, vão descobrir os motivos dessa avaliação, formulando um novo banco de informações para que sejam então tomadas devidas decisões para corrigir e melhorar as falhas apresentadas pela população.