Cascavel – A confeiteira Ivanilde de Souza produz em casa pães, bolos, massas e cucas e é a partir da venda dos produtos que ela obtém a sua renda mensal. Na segunda-feira, ela aproveitou a Feira da Empregabilidade, realizada pela primeira vez no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), para fazer o curso de culinária natalina a fim de faturar uma renda extra no fim do ano.
No ano passado muitos clientes me pediram panetones e bolachas natalinas, só que eu não fazia. Então aproveitei o curso para aperfeiçoar e vender neste ano, conta.
Assim como ela, diversas pessoas aproveitaram os workshops oferecidos para melhorar o conhecimento sobre o mercado de trabalho a fim de driblar a crise.
A maioria dos cursos oferecidos fica lotada e os mais procurados foram o de culinária natalina, automaquiagem para o ambiente profissional e embalagens natalinas, disse a técnica de relações com o mercado do Senac, Cintia Zanini dos Santos.
Além destes, foram realizadas palestras de postura e ética profissional e orientações de elaboração de currículo. Empresas parceiras da instituição foram até o local divulgar as vagas de emprego disponíveis.
Trouxemos vagas noturnas de auxiliar de análises clínicas e logística. Nenhuma das opções exige ensino superior, pois faremos um treinamento na própria empresa e ambas oferecem possibilidade de ascensão caso o trabalhador se interesse em fazer um curso técnico posteriormente, explica a coordenadora de recursos humanos de um laboratório da análises, Josiane Luiza Jede Brustolin.
Durante a manhã, profissionais da Agência do Trabalhador também estiveram no local divulgando vagas e realizando os serviços de emissão de carteira de trabalho, cadastro do trabalhador, banco do empreendedor e cadastro do aprendiz.
(Com informações de Nathalia Lehnen)