Cascavel – Cerca de 150 pessoas participaram do IV Seminário Via Láctea Sul no auditório da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico), localizada às margens da BR-277, na quinta-feira (27).
O seminário foi realizado em parceria com a Sacco, empresa especializada em fabricação de queijos. Várias palestras foram ministradas aos produtores rurais, técnicos e empresários de laticínios de Cascavel e região.
No período da tarde o consultor técnico João Pedro Lorenço fez um panorâmico sobre qualidade e defeitos na fabricação da muçarela.
O Sul é uma das principais regiões de produção de queijo no Brasil. E fizemos questão de trazer aos empresários e profissionais da área para uma reciclagem do processo de produção, rendimento, estocagem, armazenamento e qualidade final, conta Lorenço.
Os participantes receberam informações e técnicas para o melhor aproveitamento do leite na fabricação de queijos, também discutiram os defeitos da muçarela e a melhor forma de fatiamento.
É preciso intensificar os cuidados no processo de fabricação do produto, privando sempre a qualidade. Tivemos a oportunidade de estar repassando como evitar a contaminação com bactérias indesejáveis que venham comprometer o produto final, acrescenta Lorenço.
Durante o encontro, também foi discutido o processo de fatiamento que pode estar com os dias contados.
Especialistas estão estudando e avaliando a possibilidade dos fatiados não serem mais manipulados em supermercados e sim saírem da fábrica já em pequenas porções. Assim que essa determinação entrar em vigor, muitos comerciantes terão que se adaptar e o objetivo final é garantir um produto com menos condições de contaminação, acrescenta Lorenço.
(Com informações de Eliane Alexandrino)