Cotidiano

Seis colégios atendem a demanda de alunos superdotados

Atendimento é limitado pela dificuldade na descoberta das altas habilidades

Foz do Iguaçu – Alunos com mentes mais evoluídas necessitam de atenção diferenciada na educação básica e acompanhamento em salas de recursos multifuncionais preparadas para atender quem apresenta altas habilidades.

Na região Oeste há 289 colégios e somente seis estabelecimentos disponibilizam esses espaços para atender os 76 estudantes com QI elevado em desenhos, cálculos, entre outras atividades.

A instrução que norteia o apoio para crianças e adolescentes com altas habilidades, também conhecidos com superdotados, foi criada no Paraná em 2011, no entanto, o maior desafio dos colégios é identificar esse público.

“Os professores encontram dificuldade, pois o processo ainda é recente. As altas habilidades não são apenas em áreas acadêmicas, mas podem ser diagnosticadas no esporte e nas artes. Um aluno pode ser muito bom no futebol, por exemplo, e ter um desempenho ruim na escola. Por isso, há necessidade da avaliação da equipe pedagógica para identificar as suas potencialidades”, afirma a psicóloga do NRE (Núcleo Regional de Educação) de Foz do Iguaçu, Valdene Nogueira Rocha.

Segundo ela, os pais também podem ajudar na descoberta.

“O trabalho deve ser em conjunto da família. O que percebemos na maioria dos casos é que o aluno com altas habilidades tem bastante dificuldade nos relacionamentos, mas conforme o acompanhamento, isso pode mudar”, lembra.

O NRE de Foz implantou uma sala multifuncional na área de altas habilidades/superdotação no Colégio Estadual Costa e Silva em 2014. São 14 alunos que frequentam as atividades em período de contraturno.

A psicóloga comenta que uma parceria deverá ampliar as oportunidades aos alunos.

“Estamos concluindo um termo de convênio entre Unila e Seed, para que os alunos tenham atendimento extracurricular com acadêmicos, professores e pesquisadores”.

Em Cascavel os projetos de altas habilidades são concentrados nos colégios Júlia Wanderley e Padre Carmelo Perrone. Na abrangência do NRE, o Colégio Estadual Duque de Caxias, em Corbélia, também presta atendimentos.

Toledo

Na rede estadual de abrangência do NRE de Toledo são dois estabelecimentos com salas multifuncionais: Colégio Augusto Morais Rego e Colégio Jardim Porto Alegre. Cinco alunos superdotados também participam de aulas de eletrônica básica e robótica no campus da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). As atividades são ministradas uma vez na semana pelo professor Paulo de Tarso Neves Junior, no laboratório de eletrônica.

O chefe do NRE, Léo Inácio Anschau, destaca que as atividades para superdotados ocorrem de várias maneiras, no intuito de atender as necessidades de cada aluno.

“São realizadas em grupo ou individual, sempre de acordo com o interesse do aluno, buscando o desenvolvimento de habilidades para encontrar respostas em diferentes áreas por meio da análise de vários assuntos”.