Cascavel – Segurança pública é sempre setor de muita cobrança por parte da sociedade pela sua importância para que se desenvolva a sensação de “proteção”, combatendo o crime e, naturalmente, oferecendo segurança para o cidadão trabalha e desfrutar do bom convívio social. Por isso mesmo, pensando em melhorar a atuação nas ruas a Sesppro (Secretaria de Municipal de Segurança Pública e Proteção à Comunidade) de Cascavel, anunciou ontem (28) durante a apresentação de mais uma edição da Escola de Governo, a criação da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) que será um grupo tático de elite da Guarda Municipal, que tem previsão de estar circulando pelas ruas de Cascavel até o mês de maio.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Pedro Fernandes de Oliveira, a ideia é que este grupo que terá um armamento mais “pesado”, com pistola de 9 mm, fuzil e um carro blindado, possa dar um tratamento mais efetivo e diferenciado em situações que merecem essa intervenção. “Planejamos este trabalho, que é bastante importante, e que vai atuar diretamente na prevenção ao crime na nossa cidade”, explicou.
Para o prefeito Leonaldo Paranhos, a segurança é de responsabilidade do governo, seja municipal, estadual ou federal. “Os governos precisam proporcionar às pessoas segurança pública, que não é fácil, é uma das políticas mais difíceis que tem. Eu sempre disse que a segurança pública é de responsabilidade do Governo do Estado, mas sempre disse também que a cidade de Cascavel não fica omissa em fazer a sua parte. O investimento que nós tivemos em 2023, foi de R$ 52,8 milhões”, ressaltou.
“Caveirão”
Inicialmente, o grupo será formado por dez guardas municipais que passaram por um treinamento modelo com a participação de outras guardas, entre elas, das cidades de Foz do Iguaçu, Curitiba e Chapecó, entre outras. O objetivo da Romu é circular por toda a cidade com um veículo blindado, conhecido como “caveirão”, dando apoio quando necessário, em situações mais delicadas. “Iniciamos o treinamento com vinte guardas e terminamos com metade deles, já que é um trabalho bem específico”, salientou.
Conforme Fernandes, o veículo blindado foi repassado ao Município por meio de doação por uma empresa de transporte de valores e está sendo reformado e plotado para, em seguida, entrar em circulação. E assim que começar a operar, vai contribuir com a sensação de segurança da cidade. “É mais uma conquista para a Guarda Municipal que está completando 7 anos de criação. Começamos com 50 guardas e hoje temos um total de 137”, disse.
Força escolar
O secretário lembrou também que com o início deste ano letivo passou a funcionar a Força Escolar, uma viatura que tem dois integrantes de forma permanente, fazendo rondas em todas escolas e Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) da cidade, além do retorno dos guardas patrimoniais em muitos destes espaços. “Prestamos um atendimento importante a cidade de Cascavel, por isso, além de trabalhar, temos que planejar a prevenção”, falou.
Além disso, Fernandes disse que os guardas passam constantemente por cursos de capacitação e que passou a ter um núcleo de ensino próprio. “Para nós, esse núcleo de ensino é fundamental, porque isso permite que a própria guarda forme suas turmas, com as suas doutrinas diferenciadas. A Guarda Municipal não é Polícia Militar, não é Polícia Civil, é diferente. Tem uma doutrina diferenciada, guarda cidadã, a guarda que dá a proximidade com a pessoa, que faz o contato com a pessoa, com o líder de bairro, com a comunidade, isso é guarda cidadã”, destacou.
O inspetor da GM de Guaíra, Sérgio Lopeira, participou da Escola de Governo e destacou a importância do curso ministrado pelos agentes de Cascavel. “Foi fundamental para a guarda de Guaíra evoluir. Hoje nós contamos com 37 guardas que eram antigos, mais 24, agora do concurso. Já armamos do antigo 15 e agora mais 24; isso graças à cooperação de Cascavel que teve um papel importantíssimo lá para a Guarda de Guaíra, que foi esse convênio firmado”, afirmou.
Balanço das ações
Durante a Escola de Governo foram apresentados os dados de atuação da GM em 2023, como a participação na Operação Aifu (Ação Integrada de Fiscalização Urbana) e na Operação RG. A Guarda Municipal atendeu 6.924 ocorrências. Já a Guarda Patrimonial esteve presente em 3.839. Entre as principais ocorrências atendidas pela Guarda estão casos de violência doméstica (425), recuperação de veículos (231), cumprimento de mandado de prisão (157) e apreensão de armas (33).
Também foi assinado o convênio para aquisição, por meio de locação, de novas viaturas para a corporação.