Cascavel – Por meio do Programa Exporta Fácil, sistema de envio de remessas internacionais, as agências dos Correios em Cascavel contabilizaram de janeiro a julho 4.204 encomendas de pessoas físicas, número superior em 119% se comparado ao mesmo período do ano passado, quando se registraram 1.920 solicitações.
Durante todo o ano de 2014 foram 5.314 encomendas. Somente na agência localizada na Rua Souza Naves, Centro, foram 3.466 remessas internacionais neste ano contra 1.386 em 2014.
O gerente de uma agência dos Correios, Gilmar Ribeiro de Lima, relata que o programa reduz custos e burocracia.
Se fosse pelo regime comum de exportação, haveria necessidade de despachante aduaneiro, sem contar nos valores bem mais altos. Essa alta na procura se deve à maior divulgação por parte dos Correios por meio de palestras e parceria com empresas. Trata-se de um serviço que vem crescendo ano após ano, relata.
Os Correios também oferecem o serviço para pequenas e médias empresas. No entanto, atualmente, o fluxo maior de postagens é originário de pessoas físicas.
De acordo com informações da assessoria dos Correios, as encomendas que mais se repetem são roupas, alimentos, cosméticos, medicamentos e documentos, sendo que os destinos mais frequentes são os Estados Unidos e o Japão, mas também possuem destaque o envio de erva-mate e lingerie.
Da agência dos Correios, a encomenda é enviada para Curitiba para seguir os processos de despacho e fluxo postal e então segue para São Paulo para declaração de exportação. Para a postagem, o cliente deve atentar-se à lista de restrições de cada país, o que pode ser consultado pelo site dos Correios.
Preços
Os preços das encomendas variam de acordo com a quantidade, peso e destino, sendo que a modalidade mais utilizada é Remessa Expressa. Um documento enviado de Cascavel a Nova York (EUA), por exemplo, custa pela modalidade Econômica R$ 8,35 e demora de 13 a 20 dias úteis para chegar ao destino. Pela Remessa Expressa, o custo é de R$ 94 e tem o prazo de nove a 12 dias úteis.
(Com informações de Marcelo Machado)