Cascavel – Em reunião realizada na Prefeitura de Cascavel, foi aprovada a concessão de uso dos salões comunitários para as associações de moradores do município. A situação já ocorria conforme acordo informal e há mais de 30 anos os salões funcionavam sem a concessão oficial do Município, porém, a situação será regularizada e os presidentes das associações deverão ficar responsáveis por fazer a manutenção e manter os locais em funcionamento.
A cada três meses os presidentes das associações dos moradores terão que prestar contas e, caso esta prestação não seja feita, eles terão que pagar uma taxa de R$ 2 por metro quadrado, explica o presidente do conselho comunitário, Clóvis Petrocelli.
Até então, não existia nenhuma lei para administrar os salões e a solicitação foi elaborada pelos próprios líderes comunitários. Presidentes que não quiserem se responsabilizar pelos salões passarão a responsabilidade do prédio ao Poder Público.
Nós esperamos que se crie um novo perfil de líder e que sejam sanados muitos problemas que existem atualmente, diz Clóvis.
No município, diversos salões sofrem com o vandalismo que acaba causando o abandono.
O principal objetivo é que os salões sejam usados mais frequentemente, com projetos educacionais e atividades, diz Clóvis.
Ele explica ainda que como os líderes não tinham contrapartida do Município, muitas vezes havia dificuldade para usar esses espaços.
A lei seguirá agora para a Câmara de Vereadores. Após, os presidentes das associações terão o suporte do Conselho Comunitário e da Secretaria de Assuntos Comunitários para regularizar os salões.