Cotidiano

Região Oeste deixa de vacinar 15 mil crianças contra a poliomielite

Até segunda-feira, 63.766 receberam a gotinha que previne a paralisia

Toledo – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite encerrou na segunda-feira (31) no Paraná e, ao contrário do ano passado, não houve prorrogação no Estado. Com essa medida, 15.854 crianças não foram vacinadas no Oeste dentro do prazo estipulado. Das mais de 79 mil crianças estimadas, 63.766 receberam a gotinha que previne a paralisia.

Conforme a enfermeira da 9ª Regional de Saúde de Foz, Ana Maria Carvalho da Costa, um dos principais problemas para atingir a meta é a falta de comprometimento dos pais ou responsáveis pelas crianças de seis meses a cinco anos incompletos.

“Muitos nem procuram uma unidade básica de saúde durante as campanhas, e isso dificulta o processo de imunização”.

A menor cobertura ocorreu entre os nove municípios que pertencem à 9ª Regional, com 74,70% das 26.454 crianças esperadas. Na regional de Cascavel, 81,29% da meta foi atingida e 26.030 crianças foram vacinadas.

Os melhores índices de imunização estão na 20ª Regional, em Toledo. Das 21.146 crianças que pertenciam ao público-alvo, 18.394 receberam a vacina, o que corresponde a 86,99% do total estimado.

Os dados da vacinação contra a paralisia infantil ainda são preliminares e podem ser enviados ao Ministério da Saúde até 4 de setembro. Além da vacina contra a poliomielite, todas as unidades básicas de saúde da região estavam atualizando a caderneta de vacinação de doenças como caxumba, sarampo e rubéola.

No Paraná

Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, até a tarde de ontem 81% da meta estadual, de 95%, foi atingida. Das 659.999 crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, 584 mil receberam a dose da vacina. O Paraná é o terceiro estado com melhor cobertura vacinal.

(Com informações de Marina Kessler)