Foz do Iguaçu – Com o dólar alto e com a redução no número de compristas, a região de fronteira tenta se reinventar para seguir como um dos principais destinos de turistas do mundo todo.
Além de autoridades de Foz do Iguaçu, que lutam por melhorias constantes no aeroporto e pela atração de novas opções de rotas, paraguaios e argentinos também entram em cena para implantar novas linhas internacionais.
A finalidade é, além de ser destino prioritário em voos domésticos, colocar a região trinacional como roteiro a turistas de outras regiões do mundo.
Em média, Foz conta com 25 voos diários. O caminho para o exterior depende, em quase a totalidade dos casos, de conexões em Guarulhos, em São Paulo, ou no Galeão, no Rio de Janeiro.
Há, entretanto, uma opção ao exterior que tem como rota Lima, a capital do Peru. Essa ligação é utilizada principalmente para voos ao hemisfério Norte – México, Estados Unidos e Canadá – e também para a América Central. Um voo direto para a Itália está em negociação e tem, inclusive, a colaboração da vice-governadora Cida Borghetti.
Terminais
Os aeroportos de Cidade do Leste, no Paraguai, e de Porto Iguaçu, na Argentina, também têm classificação internacional. Os três estão em um raio inferior a 50 quilômetros, considerado pelo presidente da Fundação Iguassu, Nilso Rafagnin, como um grande trunfo e que precisa ser muito melhor trabalhado.
Para tornar mais viável a atração de linhas diretas a outros países, líderes e técnicos do setor ajustam os ponteiros quanto a questões básicas, principalmente no que se refere a translados e à competitividade de tarifas.
A Amaszonas é uma das empresas de aviação regional do Paraguai que estão de olho no potencial da região trinacional, de acordo com o empresário Charif Hammoud, dono de uma das mais conhecidas lojas de departamentos do país vizinho.
Na opinião de Charif, a companhia ajudará a impulsionar o turismo da região – Cataratas, Itaipu, Parque das Aves e compras. Uma nova linha, ligando a capital Assunção a Cidade do Leste, com um jato de médio porte, deverá iniciar voos regulares em 23 de setembro. O valor da passagem, de ida e volta, deverá ser de R$ 500.
El Calafate
A novidade no Aeroporto Internacional de Porto Iguaçu é um voo direto à região de El Calafate, na região das geleiras no Norte do país vizinho. A Aerolíneas Argentina emprega um Boeing 737-800 no deslocamento de 3,1 mil quilômetros, a maior rota doméstica da empresa.
Com isso, autoridades argentinas aproximam duas de suas mais belas opções turísticas, as Cataratas do Iguaçu e a Geleira Perito Moreno. A exemplo do Brasil e Paraguai, a meta agora são os voos internacionais.
(Com informações de Jean Paterno)