Cascavel – Há mais de um mês, o Recanto da Criança, localizado no Bairro Recanto Tropical, passou a receber também crianças de zero a dois anos. De acordo com a coordenação, a entidade passou por uma readequação de plano de trabalho para atender aos bebês.
Hoje, são cinco menores com menos de cinco anos, entre eles, recém-nascidos que foram acolhidos na entidade.
A mudança partiu de nós. Fizemos a readequação do plano e como o Município estava sem entidade para atender essas crianças, passamos a atender também. Com a nova demanda, também foi necessário aumentar o quadro de funcionários. Contratamos mais quatro profissionais, afirma a coordenadora da entidade, Danielle Motter.
Desde 1978 a entidade acolhe crianças em situação de risco social, antes de dois a 12 anos e agora passou a receber de zero a 12 anos.
Importante ressaltar que enquanto a criança ou o adolescente poderá permanecer na entidade até os 18 anos de idade. Atualmente, estamos com um total de 24 acolhidos, acrescenta Motter.
Em dezembro passado, o Lar dos Bebês encerrou suas atividades, mas a mudança não interferiu no aumento da demanda. A estrutura tem capacidade para abrigar até 30 menores. Os encaminhamentos são feitos pela Vara da Infância e da Juventude.
As crianças abrigadas com idade escolar frequentam as instituições de ensino e no contraturno recebem vários acompanhamentos. Ao todo, são 18 profissionais entre psicólogo, assistente social, educadores, monitores e mães sociais.
Quando o acolhido deixa o Recanto, uma equipe direcionada acompanha o menor para garantir seu convívio social na nova família.
O Município faz o repasse de R$ 25 mil mensais e o novo convênio é de 19 meses. Segundo a direção de Assistência Social, aproximadamente há 10 anos a entidade recebe o recurso.
(Com informações de Eliane Alexandrino)