Cotidiano

Professores protestam contra fechamento de escolas públicas

A concentração será no calçadão da avenida Brasil, em frente à catedral

Lindoeste – Mais uma vez os professores vão às ruas protestar contra medidas adotadas pelo governo estadual. Agora, a intenção é evitar a cessação de 71 escolas, duas delas na região, a Cerro Azul, em Lindoeste, e a Planaltina, de Guaraniaçu.

Um protesto está marcado para às 12h de hoje, em Cascavel, reunindo representantes das duas instituições de ensino afetadas pela determinação da Seed (Secretaria de Estado da Educação), além da APP-Sindicato, docentes e estudantes. A concentração será no calçadão da avenida Brasil, em frente à catedral.

Conforme o presidente da APP-Sindicato de Cascavel, Paulino Pereira da Luz, o fechamento das duas escolas ainda está em análise pelo Estado, mas é preciso, antes de tudo, discutir essa possibilidade com a comunidade.

“Vários alunos serão afetados e terão que mudar de escola, e numa decisão dessas é preciso ouvir a população, o que ainda não ocorreu”, relata Paulino.

Pautas

O movimento desta quinta-feira trará ainda a discussão sobre o fechamento de turmas e turnos em vários municípios da região. O problema já se arrasta desde o ano passado, e foi um dos estopins para o início da greve dos professores em fevereiro e que só terminou em junho. Segundo Paulino, há situações em que o Estado não consentiu a abertura de novas turmas, afetando os ensinos fundamental, médio e técnico.