O Dia das Crianças está chegando e com isso começa a correria para as compras dos presentes dos pequenos. E o Procon de Cascavel está de olho nessas comercializações, uma vez que está atento para garantir os direitos dos consumidores e os deveres dos comerciantes.
O Procon faz três recomendações que os pais precisam estar atentos. A primeira é a pesquisa de preços. Antes, de efetuar a compra, observe a variação de preço para que faça o melhor negócio. Caso encontre aumentos abusivos, pode denunciar ao Procon.
Outra orientação importante é no caso se o presente for um brinquedo, que os pais se atentem a verificar se tem aprovação do Inmetro, com o Inmetro. Brinquedos em desacordo podem gerar um perigo às crianças.
A terceira dica é ter atenção em relação a idade indicativa do presente para a criança, especialmente se for um brinquedo. Um item não condizente pode ser fatal para os pequenos.
De acordo com o procurador-chefe do órgão, Pedro Martendal, a palavra-chave é atenção. “Se constatar qualquer irregularidade, procure o Procon. O órgão está está à disposição para defender os consumidores”, pontua.
Caso a compra seja efetuada, o cidadão pode fazer a denúncia mesmo após a compra. Para isso, é só guardar o comprovante para registrar a reclamação, apresentar documentos pessoais e comprovante de residência. Assim, o Procon vai agir e fiscalizará o estabelecimento.
O Procon ainda lembra que se a compra for pela internet tem 7 dias para arrependimento. Outra orientação é que no caso de compra em loja física, não tem direito à troca. Isso porque a troca é uma liberalidade da loja e não uma obrigação. Por isso, fique atento à política de troca do estabelecimento.
ATENDIMENTO
O atendimento online acontece do Procon acontece por meio do site www.cascavel.pr.gov.br/procon e também há o Call Center que funciona de segunda a sexta das 8h30 às 17h, pelo telefone (45) 3392-6300.
O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h, sem fechar para o almoço. O endereço é na Rua Pernambuco, 1900, atrás da Prefeitura. O telefone para contato é o (45) 3392-6300.
Fonte: Secom