Cotidiano

Processo seletivo para Itaipu terá provas neste domingo

Mais de duas mil pessoas, entre turistas e moradores de Foz do Iguaçu (PR), visitaram a usina de Itaipu na manhã deste sábado (14) para ver o espetáculo das águas produzido pela abertura do vertedouro da Itaipu, que não operava desde outubro de 2021. O Complexo Turístico Itaipu chegou a fazer uma operação especial com um ônibus exclusivo saindo do Centro de Recepção dos Visitantes direto para o Mirante do Vertedouro.

Com a abertura mínima das comportas da calha esquerda estão sendo vertidas 1.400 m³ de água por segundo, o equivalente à vazão média das Cataratas do Iguaçu. A operação iniciou às 6h e a previsão é que o vertedouro opere pelos próximos dez dias.
Mais de duas mil pessoas, entre turistas e moradores de Foz do Iguaçu (PR), visitaram a usina de Itaipu na manhã deste sábado (14) para ver o espetáculo das águas produzido pela abertura do vertedouro da Itaipu, que não operava desde outubro de 2021. O Complexo Turístico Itaipu chegou a fazer uma operação especial com um ônibus exclusivo saindo do Centro de Recepção dos Visitantes direto para o Mirante do Vertedouro. Com a abertura mínima das comportas da calha esquerda estão sendo vertidas 1.400 m³ de água por segundo, o equivalente à vazão média das Cataratas do Iguaçu. A operação iniciou às 6h e a previsão é que o vertedouro opere pelos próximos dez dias.

As provas do processo seletivo da Itaipu Binacional, margem brasileira, serão realizadas neste domingo (21), em Foz do Iguaçu e Curitiba. São 21.295 candidatos inscritos para o preenchimento de 31 cargos de nível superior, técnico e médio. No início da manhã, em Foz, o diretor administrativo da Binacional, Iggor Gomes Rocha, vai acompanhar a entrada dos candidatos no Colégio Estadual Paulo Freire, na Vila C.
Os candidatos devem verificar o local das provas com antecedência no site do Cebraspe (https://security.cebraspe.org.br/ITAIPU_23/Localhorario/ObjetivaDiscursiva_739B2867-A84C-429B/). A organização do processo seletivo sugere que os inscritos compareçam ao local com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para seu início.
Para os cargos de nível técnico e médio, a prova será no período da manhã, a partir das 8h, com uma duração de até 3h30min. As provas para os cargos de nível superior serão no período da tarde, a partir das 14h, também com duração de 3h30min.
Candidatos aos cargos de advogado, jornalista, relações públicas e repórter fotográfico, que contam com redação, terão mais tempo: 4h30min. Somente esses quatro cargos terão prova discursiva; para os demais, será aplicada somente a prova objetiva.
Os concorrentes devem levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, comprovante de inscrição ou comprovante de pagamento da taxa de inscrição e documento de identidade original. Não será permitido o uso de canetas de outras cores (inclusive azul), lápis, lapiseira, marca-texto e/ou borracha.
Candidatos que durante a prova forem flagrados portando aparelhos eletrônicos, relógios, alarmes, fones de ouvido, óculos escuros, qualquer acessório de chapelaria e embalagens que não sejam fabricadas com material transparente, serão eliminados do processo seletivo. Para evitar inconvenientes, o Cebraspe recomenda que os inscritos não levem nenhum dos objetos mencionados.
Para mais informações ou dúvidas, o edital completo do processo seletivo está disponível no endereço https://www.cebraspe.org.br/concursos/itaipu_23.

Admissão e cadastro de reserva
O processo seletivo é para admissão imediata e formação de cadastro de reserva, com salários iniciais de R$ 4.005,76 a R$ 8.902,45. Além do salário, a empresa oferece ampla política de benefícios, como auxílio-alimentação, plano de previdência privada, participação nos resultados, plano de saúde médico-hospitalar e odontológico extensivo aos dependentes, e auxílio-educação para os filhos até a conclusão do nível médio, dentre outros.
O processo seletivo adotado por Itaipu é semelhante ao de um concurso público. A diferença na terminologia deve-se às características peculiares da natureza jurídica da empresa, que não é uma estatal, mas uma binacional regida por um tratado internacional assinado pelos governos brasileiro e paraguaio.