Cascavel – Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) destaca mais uma vez a força da agricultura paranaense. Segundo o levantamento mensal, neste ano o Paraná responderá por 18,3% da safra de grãos produzida em todo o País, e só perde para o estado de Mato Grosso, que em 2015 representa 24,2% da produção agrícola brasileira.
Ao todo, serão produzidas 204,3 milhões de toneladas, superior 5,9% à obtida em 2014 – 192,9 milhões de toneladas. Estima-se também que sejam colhidos 57,5 milhões de hectares, um acréscimo de 2% de um ano a outro. Em relação ao mês de abril, são 11 mil hectares a mais.
Um dos principais produtos cultivados é o trigo. O plantio do cereal em terras paranaenses totaliza até o momento 62% do estimado. Em todo o Estado, está prevista a colheita de 1.322.503 hectares.
A área total estimada de trigo para o Núcleo da Seab (Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento) de Cascavel é de 130,2 mil hectares, com 96% já cultivado. Em Toledo, são previstos 35,5 mil hectares do cereal, estando 100% plantado.
O Paraná e o Rio Grande do Sul são responsáveis por 88,5% da produção nacional de trigo, conforme o IBGE. A estimativa nacional é produzir 7,3 milhões de toneladas, numa área de 2,5 milhões de hectares, com rendimento médio de 2.914 kg/ha, ou seja, 4,8% maior do que o último levantamento.
Geada preocupa
Com a aproximação do inverno, os agricultores temem em ter prejuízos, principalmente a partir dos primeiros registros de temperaturas negativas e geadas, que ocorreram no início desta semana. Ontem, no Oeste do Paraná, as lavouras amanheceram cobertas por camadas de gelo, com registro de geada em Cascavel. A menor temperatura do Estado foi de -2.2ºC, em Palmas, na região Sul.
(Com informações de Marina Kessler)