Curitiba – O crescimento da avicultura e da suinocultura, principalmente no Interior, já faz do Paraná o maior produtor de carnes do País. Considerando todas as principais atividades pecuárias – aves, suínos e bovinos – nenhum outro Estado registra volume, em toneladas, superior ao do Paraná.
O Paraná responde por 20% da produção nacional. No primeiro semestre, o Estado produziu 2,4 milhões de toneladas de carne, à frente de Santa Catarina, com 1,55 milhão de toneladas, e do Rio Grande do Sul, com 1,3 milhão de toneladas.
Os dados são de um levantamento do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social) com base nos números da pesquisa de produção pecuária trimestral do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada neste mês.
A indústria de carnes paranaense vem conseguindo driblar a crise econômica e crescer bem acima da média brasileira. Enquanto a produção do Brasil avançou 1% na comparação do primeiro semestre contra o mesmo período do ano passado – para 11,7 milhões de toneladas – o Paraná aumentou 8% na mesma base de comparação.
Setores
Do total produzido pelo Paraná, a maior parte vem da avicultura, com 1,95 milhão de toneladas no primeiro semestre – aumento de 10,1% -, seguida pela suinocultura, com 331,5 mil toneladas – alta de 11,8% -, e pela bovinocultura, com 140,6 mil toneladas, que teve queda de 12,4%.
Exportações
Boa parte do impulso na produção de carnes do Estado se deve às exportações, que crescem com a ampliação de mercados e o dólar alto. No primeiro semestre, as vendas de carne de frango cresceram 17,8%, para 648,3 mil toneladas. Já as exportações de suínos avançaram 40,3%, chegando para 22 mil toneladas, impulsionadas pela retomada das compras da Rússia.
(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)