Cotidiano

Nuvens carregadas trazem chuva para o leste do Paraná e Santa Catarina

A terça-feira deve ser de chuva em todo o Paraná

Nuvens carregadas trazem chuva para o leste do Paraná e Santa Catarina
Nos últimos dias, a chuva tem sido frequente entre o leste de Santa Catarina e do Paraná. A configuração de ventos na atmosfera formou nuvens carregadas, que provocaram bastante chuva desde sexta-feira (26), e o reforço da entrada de umidade pelos ventos marítimos ainda vai causar mais chuva nessas regiões nesta segunda-feira (1).
Paraná
O litoral paranaense recebeu muita chuva nas últimas 48 horas. Entre sexta-feira (26) e 13h desde domingo (28), o Cemaden registrou 148 mm em Paranaguá, 140mm em Antonina e 122mm em Morretes. Na Grande Curitiba a chuva também foi volumosa. Em São José dos Pinhais a chuva acumulou 65mm nesse período e 54mm em Curitiba.
O acumulado de chuva em um período de 48h, também ficou próximo ao que costuma chover em todo o mês de fevereiro em áreas do Paraná. Em Paranaguá, no litoral do estado, a média de chuva para fevereiro é de 304mm. Na capital Curitiba a média é de 166mm.
Oeste 
Na região oeste também há chance de chuva para esta segunda-feira. Em Cascavel as temperaturas ficam entre 18°C e 28°C com probabilidade de chuva em 68%. Em Guaíra, o sol predomina e as temperaturas ficam entre 20°C e 31°C. Já em Foz do Iguaçu, a temperatura fica entre 20°C e 31°C sem chuva.
A partir de terça-feira (2) aumentam as chances de chuva em boa parte do Estado. Veja abaixo no mapa:
Santa Catarina
De acordo com o Cemaden, a chuva já acumula mais de 100mm desde sexta-feira (26) em áreas do litoral norte e Vale do Itajaí. Os maiores volumes até 13h desse domingo (28) eram de 181mm em Corupá e 160mm em Jaraguá do Sul (cidades do vale do Itajaí). Outras cidades como Brusque, Luiz Alves, Guaramirim, Garuva, Palhoça, Joinville e Itajaí tinham acumulado entre 100m e 160mm no mesmo período. Em Florianópolis o acumulado era de 96mm.
No mês de fevereiro, de forma geral, normalmente chove entre 180 e 200mm no litoral de Santa Catarina e no Vale do Itajaí. Em Indaial, por exemplo, a média é de 180mm. Com isso, é possível observar que a quantidade de chuva em um período de 48h, ficou próxima ao que costuma chover em todo o mês de fevereiro em várias regiões. Na capital Florianópolis, a média é de 201mm.
Chuva não dá trégua
A intensificação dos ventos sobre o mar vai fazer com que mais umidade chegue ao leste de Santa Catarina e do Paraná até segunda-feira (01). Com isso, a chuva ainda será constante e os volumes acumulados ainda serão altos, especialmente no litoral catarinense. As projeções dos modelos meteorológicos indicam acumulados da ordem de mais 100mm, inclusive em Florianópolis.
Fonte: Climatempo