Cotidiano

?Municípios vivem pior crise de toda a história?, diz Micheletto

As queixas dos prefeitos são grandes e acumulam uma série de questões graves

Curitiba – Acompanhado de vários colegas, o prefeito de Assis Chateaubriand e presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), Marcel Micheletto, esteve na segunda-feira (21) na Assembleia Legislativa para pedir o apoio dos deputados na mobilização que os municípios do Estado estão fazendo na luta por uma divisão justa do bolo tributário.

Falando em nome de todos os prefeitos paranaenses, Micheletto disse que os municípios não têm condições de arcar com as responsabilidades financeiras repassadas pelo governo federal.

“Ao mesmo tempo em que aumenta o dispêndio e as responsabilidades das prefeituras, o governo federal reduz nossa participação na divisão dos tributos e não cumpre os convênios firmados com os municípios”, disse. “Vivemos o pior momento do municipalismo de toda a história”, ressaltou.

As queixas dos prefeitos são grandes e acumulam uma série de questões graves e que também respingam no governo estadual.

“As prefeituras recebem dois reais por aluno para oferecer uma alimentação de qualidade aos estudantes. Como a quantia é insuficiente, os municípios são obrigados a complementar o valor”, disse ele, ressaltando que o transporte escolar também está demasiadamente pesado para as prefeituras.