Cotidiano

Mostra das Profissões esclarece dúvidas de quem vai prestar vestibular

Alunos têm a oportunidade de conhecer os laboratórios de 14 cursos

Cascavel – Segue até sexta-feira (11), na Unipar (Universidade Paranaense) a Mostra das Profissões. Todos os anos a universidade abre as portas para uma visitação atendendo alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e privadas para que os jovens tenham contato e esclarecimentos antes de escolher a área para a qual prestarão o vestibular.

“Nos quatro dias de visitação, cerca de três mil alunos devem passar por aqui”, explica a coordenadora setorial da universidade, Solange Miranda.

A feira que costumava ser realizada apenas em um dia, foi dividida em mais dias devido ao número de alunos.

“Na quarta-feira, por exemplo, 600 alunos passaram pelo campus. Nesta quinta e sexta ainda haverá visitação nos três turnos do dia”.

Os alunos têm a oportunidade de conhecer os laboratórios de 14 cursos e recebem explicações sobre as áreas de exatas, humanas e de saúde.

“Nós dividimos em áreas de interesse, se não os alunos não teriam tempo de conhecer todas as áreas. Caso ele conheça uma área e queira ver um curso especifico de outra, ele pode fazer isso ao fim da visita guiada”, explica.

Escolas interessadas ainda podem entrar em contato com a universidade, caso o número de alunos seja muito grande o agendamento será feito para outro dia.

“Os alunos ainda têm a opção de, individualmente, assistir a uma aula experimental junto aos acadêmicos, também entrando em contato com a universidade”.

A estudante Karollaine Silva está no terceiro ano do ensino médio e conta que a visita auxilia aqueles que ainda estão com duvidas.

“A visita é bem esclarecedora. A princípio quero cursar Medicina Veterinária. Mas a visita é legal para vermos as outras opções”, diz.

Para quem tem mais dificuldade em escolher a tão temida profissão, um terceiro projeto realizado pelos alunos do curso de psicologia oferece orientação profissional e teste vocacional. Quem tem interesse pode entrar em contato com a instituição pelo telefone 3321-1300.

(Com informações de Nathalia Lehnen)