Cascavel – Marcado para este sábado e domingo, em todo o País, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), meio pela qual muitos estudantes buscam ingressar no ensino superior, conta com sete locais de aplicação das provas em Cascavel: Unipar, Univel, FAG, Colégios Estaduais Padre Carmelo Perrone, Eleodoro Ébano Pereira, Wilson Joffre e Marilis Faria Pirotelli.
Segundo dados do Núcleo Regional de Educação, dentre alunos de escolas particulares e da rede estadual, são mais de 12 mil alunos aptos a fazerem o exame neste fim de semana.
De acordo com o responsável por uma das instituições que oferecem cursos preparatórios para o Enem, Elton Paulo Francisco, se comparada à procura atual com a que houve há dois anos, o aumento é de aproximadamente 50%.
Isso se deve ao fato de universidades públicas, como a Unioeste, contarem para o ingresso metade da nota obtida no Enem, sem contar no ProUni, que concede bolsas de estudo em universidades e faculdades particulares.
Ali, preencheram-se todas as vagas que o estabelecimento havia aberto para a revisão da prova, marcada para hoje, das 13h30 às 22h50.
Já outra instituição realizou nos últimos 15 dias um intensivo preparatório para o Enem. A estudante do 2º ano Poliana Guligurski, reforçou os estudos nos últimos dias.
Farei o Enem para testar os conhecimentos e ver no que preciso melhorar. Vejo como uma boa forma de preparação e também de conseguir a vaga no curso que pretendo, que é Medicina, afirma.
Dentre as recomendações para os estudantes, estão a de se chegar ao local de prova com antecedência e também de levar garrafa de água.
Sugerimos também que o aluno comece pela redação e responda primeiro as questões que sabe, além de não se estudar no dia da prova, que deve servir para relaxar, diz Elton.
Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h tanto no sábado como no domingo. A prova é feita com caneta transparente preta.