Cotidiano

Lixo reciclável: com muito material, cooperativas terão que dar o suporte

Lixo reciclável: com muito material, cooperativas terão que dar o suporte

Cascavel – A Sema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) abriu o edital de credenciamento nº 01/2024 para cooperativas, associações e empresas de reciclagem que tenham interesse em receber o material da coleta seletiva do município e contribuir com a rede de sustentabilidade. A medida ocorre em razão das recorrentes superlotações dos seis ecopontos de Cascavel, situação que foi noticiada por O Paraná ainda no fim do ano passado.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth, o objetivo é formar uma lista de interessados em receber o material a granel, para as situações em que os ecopontos não tiveram condições de recebê-lo, sem ônus para o Município ou para a empresa recebedora. Os interessados precisam responder a ficha de inscrição, disponível no edital publicado no Diário Oficial de 6 de janeiro, e levar ao Protocolo Geral da Prefeitura. Devem levar também cartão do CNPJ, cópia do Alvará e cópia da licença ambiental vigente.

As cooperativas, associações ou empresas de reciclagem que preencherem os requisitos serão classificadas por ordem de inscrição e contactadas quando houver a necessidade da retirada do material. Ou seja, sempre que os Ecopontos estiverem com a capacidade de armazenamento e processamento esgotada, as credenciadas poderão ser acionadas para receber o material diretamente na sua sede de triagem, sem ônus e de forma gratuita.

O material deverá obrigatoriamente ser triado e processado, considerando seu potencial de reciclagem e os rejeitos gerados devidamente destinados. Fica proibida a doação do material recebido a terceiros que não tenham sido credenciados para tal. O credenciamento tem vigência de dois anos.

Na última semana de dezembro, o Ecoponto da Manaus teve que ser ativado nesta semana para conseguir triar e separar todo este material.

Conforme Haveroth, a quantidade de lixo reciclável cresceu em pelo menos 40%, mas mesmo assim, a quantidade de lixo reciclado está ainda bem aquém do ideal, visto que apenas de 6 a 8% do lixo que pode ser reciclado acaba indo para os ecopontos. Além do chamamento, a Sema está renovando os contratos com seis cooperativas que vão assumir os ecopontos já nos próximos dias.

Programa Sustentar

Neste mês também está sendo implantado o Programa Sustentar, no qual será feito o pagamento também da triagem do material as cooperativas, ou seja, quanto mais material coletado e triado, mas os cooperados recebem. O valor será pago por tonelada de lixo triado. O Sustentar foi aprovado por meio de lei municipal ainda no ano passado, foi regulamentado em novembro deste ano, seguindo os padrões previsto nos planos estadual e nacional de resíduos.

Com a regulamentação da lei é a instituição da Moeda Planeta, que será uma ferramenta de educação ambiental, incentivando a população a separar e encaminhar materiais de forma adequada. Ela trará um sistema de cashback, incentivando os cidadãos a entregar materiais recicláveis em pontos específicos determinados pelo município. Esses materiais se transformarão em pontos que poderão ser trocados por objetos dentro de uma loja Planeta que ainda será estruturada.