Cascavel – Aos poucos, o ritmo na coleta de sangue no Hemocentro de Cascavel parece estar voltando ao normal. Isso porque o local passou a contar com a 10ª Regional de Saúde para fazer a reposição dos médicos que estão de licença desde julho, quando a capacidade de coleta do local foi reduzida cerca de 40% devido à falta dos profissionais.
Quem foi ao local ontem não precisou voltar para casa.
Nós voltamos a coletar normalmente. Estamos contando com a reposição de médicos da Regional e agora o estoque de sangue já está regular, conta o diretor do hemocentro, Álvaro Luis Rabelo.
Mesmo na semana passada, quando o número de acidentes registrados no feriado demandou uma quantia maior de sangue, Álvaro conta que não houve problema com o estoque.
Estamos atendendo aproximadamente 80 pessoas por dia. Na semana passada teve um dia que esse número chegou a 100.
Além da dependência dos médicos da 10ª Regional de Saúde, devido ao grande número de doadores, Álvaro pede para que antes de ir até o local, moradores liguem ao Hemocentro para garantir que haverá atendimento.
O Hemocentro atende 22 unidades hospitalares em Cascavel e nos 25 municípios que pertencem a 10ª Regional de Saúde. O centro de coleta está localizado na Rua Avatés, 370, atrás do Hospital Universitário, e a verificação de atendimento pode ser feita pelo telefone (45) 3226 4549.
(Com informações de Nathalia Lehnen)