Cascavel – Um grupo de 22 produtoras rurais, formado durante o Programa Mulher Atual, promovido em conjunto pelo Senar-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná) e Sindicato Rural Patronal de Cascavel, está construindo uma casa com 75 m², em alvenaria, em forma de mutirão. A iniciativa faz parte da ação social do curso.
O imóvel está sendo erguido num terreno que fica nos fundos da chácara pertencente a Maria Donizetti Miranda, na localidade rural de Jangada Taborda, interior de Cascavel. A casa será destinada a quatro irmãos idosos carentes que vivem em condições precárias.
A casa onde os irmãos moram atualmente é de chão de terra batida, sem energia elétrica nem água encanada. O banheiro é de madeira, do lado de fora da casa. Uma corda indica o caminho para um dos irmãos que é cego. A única irmã tem 66 anos, os homens têm entre 69 e 80 anos.
O objetivo [do curso] é despertar interesses e competências para novas áreas por meio da percepção e compreensão das potencialidades femininas, visando novos desafios pessoais, familiares e profissionais. E, com isso, mostrar os melhores caminhos para as maiores conquistas nas áreas do desenvolvimento humano, social e econômico, explica a instrutora do curso, Neuci Cicheroli Dias.
O presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, enaltece a iniciativa das agricultoras que participaram do curso Mulher Atual.
Esse é o lado social do curso, pois vai mudar a vida desses irmãos idosos que há anos vivem em condições até subumanas, frisa Paulo Orso.