Cascavel – Funcionários do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) que estão em greve realizaram na sexta-feira (17), em frente à agência do órgão, um apitaço como forma de manifestação. Os servidores pedem que o governo federal apresente alguma proposta às reivindicações do movimento, que suspendeu totalmente o atendimento à população em Cascavel.
Segundo o diretor do Sindprevs (Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência Social e Ação Social), Paulo Sérgio Lopes Filho, nos 11 dias de paralisação de atividades foram quatro reuniões que o governo manteve com o movimento, no entanto, sem nenhuma oferta.
O governo está ciente dos nossos pedidos, inclusive pela realização de concurso público, o que já é interessante. O aspecto negativo é que apenas ouvem a categoria, mas seria importante que demonstrassem alguma proposta, diz o membro sindical.
Dentre as reivindicações dos servidores está o reajuste salarial de 27%. Paulo Sérgio afirma que esse pedido se refere ao período de, pelo menos, os últimos cinco anos, em que a questão não foi atendida.
A agência do órgão em Cascavel conta com 35 funcionários e quem possui atendimento agendado que não pôde ser realizado devido à greve tem o horário remarcado.
(Com informações de Marcelo Machado)