Cotidiano

FeliCidade do Idoso inicia as atividades 2024

FeliCidade do Idoso inicia as atividades 2024

Depois de um breve período de recesso, o Programa FeliCidade do Idoso, realizado de segunda a sexta-feira, no Parque Tarquínio, no bairro Parque São Paulo, retomou hoje (8) as atividades normais.

O salão comunitário do bairro estava lotado de senhores e senhoras ávidos para iniciar com o pé direito este novo ano, uma vez que as atividades serão realizadas normalmente a partir de agora.

“Neste retorno das atividades do programa FeliCidade do Idoso, queremos convidar todas as pessoas com 60 anos ou mais para participarem conosco deste grande programa de inclusão. Aqui, além das atividades físicas e culturais, nossos idosos recebem café da manhã, almoço e lanche à tarde, além de transporte gratuito para participar junto conosco desta ação que a cada ano só melhora”, disse o secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Júnior.

Neste retorno das atividades no Programa FeliCidade do Idoso, o secretário de saúde, Miroslau Bailak, também participou, falando da importância de manter a saúde física e mental em dia, e também orientando sobre as prioridades que os idosos de Cascavel têm nas unidades de saúde.

“Nas nossas unidades, independentemente do bairro onde moram e procuram atendimento, nossos idosos têm prioridade. Queremos oferecer a eles este benefício, que não é apenas um direito legal, mas uma forma de mostrar todo nosso respeito a esta parcela da população que escreveu e construiu nossa história”.

Hoje, Cascavel conta com uma população superior a 50 mil pessoas com 60 anos ou mais, segundo a Secretaria de Assistência Social. E o Programa atende a aproximadamente 1,3 mil pessoas.

Sede própria

O governo municipal tem investido cada vez mais em políticas públicas para valorizar essa população que se doou tanto pelo município.

E a novidade é a sede própria do programa, com cerca de 500 metros quadrados de área construída, que está quase pronta.

A nova sede do programa está instalada na Rua Wenceslau Braz, no Parque Tarquinio, ao lado do Salão Comunitário do Parque São Paulo, onde atualmente são realizados os encontros do Programa. “Estamos nos últimos detalhes da obra e queremos, já no mês de fevereiro, fazer a entrega deste prédio totalmente mobiliado e equipado para os nossos idosos”, explicou o secretário, Hudson Moreschi.

A nova sede do programa Felicidade do Idoso, um centro de convivência para idosos, terá cerca de 500 metros quadrados. O investimento é de mais de R$ 1,6 milhão.

“Sonhamos com esse espaço transformado na Cidade do Idoso. Todos os dias aqui nós temos café da manhã, almoço, brincadeiras, cultura e entretenimento para os nossos idosos. Agora nós teremos sede para nossas oficinas. Estou muito feliz, uma cidade precisa respeitar as pessoas, e é isso que estamos fazendo aqui, depois de uma vida trabalhando eles merecem isso que estamos fazendo”, declarou o Prefeito Paranhos.

O prédio vai oferecer aos servidores melhores condições de trabalho e um ambiente mais adequado aos idosos. A estrutura conta com salas individuais de atendimento, salas de grupo para os trabalhos coletivos, cozinha, refeitório, banheiros.

“É uma ampliação do programa que garantirá atingirmos um maior público de pessoas de 60 anos, independentemente do perfil socioeconômico, garantindo melhores condições de saúde física e psicológica. A ampliação irá proporcionar uma velhice mais feliz para todos”, destaca Hudson.

Para participar do programa da Secretaria de Assistência Social é fácil, o único requisito é ter 60 anos ou mais. A inscrição é totalmente gratuita e pode ser feita durante a semana, no Parque Tarquínio. O interessado precisa levar RG, CPF e comprovantes de residência e vacina. Os idosos podem decidir quantas.

Fonte: Secom