Cotidiano

FEAPR aproveita o Show Rural para reivindicar mais atenção à pesquisa

FEAPR aproveita o Show Rural para reivindicar mais atenção à pesquisa

Engenheiros agrônomos de todo o Brasil marcaram presença em mais uma edição do Show Rural, realizado de 5 a 9 de fevereiro, no Centro Tecnológico Coopavel, às margens da BR-277, em Cascavel Esse é o primeiro evento do ano no cenário nacional, dentro do calendário de feiras agropecuárias de grande porte e serve de vitrine para a apresentação, em primeira mão, das novas tecnologias disponíveis no mercado em 2024. A edição deste ano superou todos os recordes anteriores. Em cinco dias, foram mais de 390 mil pessoas e uma movimentação de negócios superior a R$ 6 bilhões.
O presidente da FEAPR (Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná), Eng. Agr. Cesar Davi Veronese, destaca a participação maciça dos profissionais de agronomia de todo o País, que passaram pelo estande da AREAC (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel). O ponto alto foi o 5º Encontro Paranaense das Entidades de Agronomia, reunindo presidentes e diretores de 20 entidades do Estado. Durante a abertura, Veronese fez um balanço das atividades desenvolvidas ao longo de 2023, destacando os principais, como o Encontro para Formação de Novos Líderes, envolvendo os acadêmicos e coordenadores de cursos de agronomia do Paraná, com palestras com profissionais da Ocepar e da SEAB (Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento).
Em dezembro, o 1º Prêmio FEAPR foi entregue aos engenheiros agrônomos reconhecidos pela defesa e valorização profissional, indicados pelas entidades de classe da agronomia. As categorias foram Ensino, Pesquisa, Difusão de Tecnologias e Relevantes Serviços. A noite festiva ocorreu em Curitiba. Na ocasião, também foram feitas homenagens aos ex-presidentes da FEAPR.
A federação aproveitou o Show Rural para lançar oficialmente o 2º Congresso Paranaense de Agricultura de Baixo Carbono, evento programado para o mês de agosto, no Centro Tecnológico Coopavel, local onde é realizado o Show Rural, com o envolvimento direto da FEAPR, Governo do Paraná, por meio da Seab (Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento) e ABC PR. A expectativa é a de reunir entre 600 e 800 participantes.
A comitiva de engenheiros agrônomos fez várias visitas de cortesia. Se reuniu com o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli e coordenador geral do Show Rural, Eng. Agr. Rogério Rizzardi, além de encontros com a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá; com o superintendente da Ocepar, Eng. Agr. Robson Mafioletti e no IDR-Paraná. No encontro com a presidente da Embrapa, o presidente da FEAPR, Cesar Veronese, aproveitou para pedir uma atenção e fomento à pesquisa em todo o País, alegando que essa área está ociosa e precisa de engenheiros agrônomos para colocar em prática essa realidade.