Cascavel – O dia de segunda-feira (24) foi de muita animação na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Cascavel. Isso porque foi realizado pela primeira vez a escolha do Garoto e Garota Apae.
Roupas coloridas, cabelos arrumados e maquiagens feitas especialmente para a ocasião, além de muita música. Este foram os ingredientes responsáveis pela diversão.
A maioria dos alunos quis participar. Por isso, enviamos um bilhetinho para os pais pedindo autorização, brinca a psicóloga da Apae, Juliana Arruda .
A ação faz parte de uma série de atividades desenvolvida nesta semana em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual. Aproximadamente 50 alunos da Apae, do ensino fundamental e adulto, participaram do desfile.
O principal objetivo é a confraternização. Fazer uma atividade diferente para sair da rotina, explica Juliana.
Entre os critérios escolhidos pelos jurados estavam: beleza, charme, carisma e simpatia.
Juliana explica que, dentre as principais dificuldades para promover a autonomia dos alunos, tema central da semana, ainda há a barreira encontrada na própria família.
Pouquíssimos pais participaram. Muitas famílias acabam não indo a outros locais além da Apae, diz.
Olir Ribeiro é motorista e foi acompanhar a filha Ketlyn Cristina Ribeiro, que é cadeirante e participou do desfile na categoria juvenil.
As atividades estão muito divertidas e mostram que, mesmo com algumas limitações, eles são capazes de fazer tudo o que nós fazemos, diz.
O pai coruja explica ainda que recebe apoio da empresa sempre que precisa participar de alguma atividade com a filha.
É importante que haja esse entendimento da sociedade, finaliza.
(Com informações de Nathalia Lehnen)