Cascavel – As invasões de propriedades produtivas por indígenas e sem-terra, e seus impactos à lei e à paz no campo, serão o tema de um encontro de âmbito regional na quinta-feira (23), às 18h30, na Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascave).
O assunto trará à cidade líderes e produtores rurais e representantes de entidades de vários municípios, como de Guaíra, Terra Roxa e Quedas do Iguaçu, que enfrentam as consequências das invasões promovidas por indígenas e sem-terra.
A situação é grave, por isso vamos aprofundar o assunto e pedir providências, diz o presidente da Caciopar, Sergio Antonio Marcucci.
O presidente da Subseção da OAB em Cascavel, Juliano Murbach, vai falar sobre Direito à propriedade visão jurídica. Depois, o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich, informará sobre mapeamento indígena no Oeste e Comissão da Verdade.
O presidente da Aciqi de Quedas do Iguaçu, Reni Fernande Felipe, e o sócio-proprietário da Araupel, Tarso Giacometti, informarão sobre o clima de instabilidade provocado pelas recentes invasões do MST a propriedades da empresa em Quedas e em Rio Bonito do Iguaçu, as duas já com reintegrações de posse expedidas pela Justiça.
Índios
A pauta seguirá com a exposição do presidente do Núcleo Regional dos Sindicatos Rurais Patronais do Oeste, Paulo Orso, sobre Direito à propriedade questão indígena. O tema será aprofundado também por Ermínio Vendruscolo, da Ong Dip, e pelo presidente da Caciopar, Sergio Marcucci.
No fim do encontro, as considerações vão compor um documento que será enviado às autoridades pedindo providências. Uma delas é o cumprimento das reintegrações de posse, já autorizados pela Justiça. Informações adicionais podem ser conseguidas pelos telefones (45) 3321-1449, com Rosane Ferreira, e 3321-1432, com Rosana Lovo.
(Com informações de assessoria)