Cascavel – Os comerciantes já colocaram suas estratégias em ação para conseguir se sobressair em meio à crise. O foco é o Dia dos Pais, que figura como a quinta data de melhor performance do setor. Contudo, apesar dos esforços, a expectativa não é das mais positivas.
A estimativa de crescimento de vendas é ínfima, no máximo de 5%, segundo a Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel). Porém, diante do cenário econômico desfavorável, a verdade inconveniente que rodeia o segmento é que se o saldo no fim da data for positivo já é uma grande conquista.
Para o vice-presidente para assuntos do comércio da Acic, Paulo Beal, a data é indiscutivelmente expressiva para o segmento, uma vez que promove uma grande movimentação na busca pelo presente dos pais.
A situação, não adianta negar, não é das melhores. Existe realmente uma diminuição no nível de vendas. No geral, o comércio está acreditando que vai ter crescimento, mas não nos índices que seriam necessários para um real faturamento. Isso é reflexo da redução do poder de compra do consumidor, devido à série de aumentos e tributos e levando em conta que o salário não cresceu ao mesmo passo. Com a data, há uma perspectiva de aumento de vendas, mas não é tudo o que queremos e precisamos. Acredito que seja apenas para cobrir a inflação, não um ganho real de vendas, avalia.
Diante do panorama, o momento exige cautela por parte do comerciante. Justamente por isso, os estoques estão sendo vistos com prudência, para que a adesão de novos produtos não comprometa o orçamento no fim do mês.
Para atrair o consumidor, os lojistas estão oferecendo descontos, promoções, mais condições de pagamentos, além de variedade de produtos.
O comerciante precisa usar um pouco de criatividade para atrair os clientes e assim minimizar os impactos da crise, frisa Beal.
Esperanças
E é esperando isso que a gerente de uma loja de roupas, Elenir Breda, está apostando suas fichas.
Não tem como perder a esperança, até porque é uma data que os consumidores gastam com presentes. Para isso, estamos focando na qualidade de produtos, com várias opções masculinas. Já houve uma boa reposição em produtos desse tipo. Agora é hora de trabalhar e pensar positivo. A excelência no atendimento é um dos diferencias para atrair o cliente. Além disso, a loja oferece cartão próprio para pagamento, preços atrativos e condições de pagamentos que encaixam no perfil do cliente, comenta.
Contrariando as perpesctivas da Acic, a gerente de uma loja de calçados, Franciele Ziolkoski, diz que o empreendimento tem passado imune à tão falada crise.
Temos investido em bastante propaganda, panfletagem, produtos de qualidade, tudo para manter a loja movimentada. Inclusive, está chegando mercadoria para repor estoque masculino para o Dia dos Pais. Estamos nos preparando para vender bem, pontua.
(Com informações de Crislaine Güetter)