Cotidiano

Em Cascavel, meta é imunizar 19 mil crianças contra a pólio

Campanha nacional seguirá até o próximo dia 31

Cascavel – A enfermeira Luciana Campregem fez questão de levar no primeiro dia de vacinação contra a poliomielite os dois filhos de quatro e dois anos de idade. Com as carteirinhas em dia, ela sabe da importância de manter os meninos imunizados.

“Trabalho na área da saúde e como mãe sabemos o quanto é importante manter nossas crianças com a vacinação em dia. Trouxe o Rafael e o Pedro para receber as gotinhas. Além de prevenção, a vacina não causa dor o que deixa as crianças mais encorajadas”, disse.

Assim como Luciana, a auxiliar financeira Bárbara Dessbessell também levou o pequeno Samuel para receber a vacina.

“Fiz questão de trazer meu filho no primeiro dia. Além das gotinhas, ele também recebeu a dose contra a Hepatite A. Portanto, agora está com a imunização em dia e assim nos sentimos aliviados”, afirmou.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a meta é imunizar 18.777 crianças de seis meses a cinco anos incompletos em Cascavel. Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estarão com doses disponíveis nos próximos dias.

“Apesar de a doença estar erradicada no Brasil, é importante a vacinação, pois ainda existem no mundo países com o vírus. A campanha seguirá até o próximo dia 31. Por isso, pedimos para os pais levarem seus filhos na unidade de saúde mais próxima munidos da carteirinha de vacinação. Caso tenha pendências, a criança também receberá outras doses”, frisa  a responsável pelo Setor de Vacinas e Vigilância Epidemiológica, Elizabeth Nagi.

Esta é a 36ª Campanha realizada em todo o País. A primeira dose a criança recebe aos seis meses, a segunda aos 15 meses e o reforço aos quatro anos. A vacinação segue até o fim do mês em todas as unidades básicas de saúde.

(Com informações de Eliane Alexandrino)