Foz do Iguaçu – Quatro dias após o temporal que afetou 60 mil pessoas em Foz do Iguaçu, muitas famílias ainda não recuperaram seus pertences. O cenário de luta e reconstrução segue desde a terça-feira (8), principalmente na região de Porto Meira, área mais atingida da cidade.
As famílias contam agora com a solidariedade da sociedade civil, que presta apoio em abrigos, oferecendo alimentação e na organização e distribuição das doações que chegam aos postos de arrecadação. Ainda na segunda (7), o prefeito Reni Pereira decretou situação de emergência.
Conforme o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), a previsão é de que a chuva cesse entre esta sexta (11) e sábado (12), uma boa notícia aos mais de 101 mil paranaenses afetados que vão poder aproveitar a estiagem para limpar e recuperar o que foi perdido.
A instabilidade segue agora à região Sudeste do País. Em todo o Paraná, a previsão é de frio, com mínima de 10°C em várias cidades do Oeste. A temperatura mais baixa deve ser registrada em Palmas, que atinge os 3°C. Há ainda risco de geada na região de Guarapuava no fim de semana. O risco de temporal, rajadas de vento e granizo para o sábado e domingo no Oeste está descartado.
Segundo boletim da Defesa Civil do Paraná, o número de afetados pelo temporal diminuiu para 101.199 pessoas. Em contrapartida, o total de municípios atingidos subiu para 40. São ainda 3.346 pessoas desalojadas, 72 desabrigadas, 27 feridas e 25.150 casas danificadas. As situações mais críticas estão em Foz do Iguaçu, Nova Esperança, Rondon, Goioxim e Cidade Gaúcha.
Sem aula
Em decorrência da tempestade, aproximadamente quatro mil alunos continuam sem aula em Foz do Iguaçu. Oito escolas municipais e oito Cmeis (Centros de Educação Infantil) foram danificados pelo granizo. A Secretaria de Educação ainda realiza o levantamento de todo o estrago. A previsão é de que o retorno às salas de aulas ocorra hoje.
Lar dos Velhinhos
O Fundo Iguaçu anunciou que vai contribuir com R$ 75 mil na compra de materiais para a recuperação do Lar dos Velhinhos, em Foz do Iguaçu. A entidade já havia se comprometido a comprar dez mil telhas para ajudar na reconstrução de pelo menos 200 casas atingidas pelo temporal de granizo ocorrido na segunda-feira (7). O total das doações da entidade soma R$ 180 mil.