Cascavel – Foi realizado na quinta-feira, 17, na Central do EcoLixo de Cascavel, o lançamento do Departamento de Licenciamento Ambiental. A partir de agora, o Município será o responsável por desenvolver 90% do trabalho de licenciamento e fiscalização que antes de atribuição do IAP (Instituto Ambiental do Paraná).
O órgão regulador ficará responsável apenas pela fiscalização de grandes empresas.
O principal motivo dessa mudança é a dificuldade que o IAP tinha para realizar este trabalho com baixo efetivo de apenas três pessoas, explica o secretário de Meio Ambiente, Luiz Carlos Marcon.
A partir de agora, 15 servidores passarão a realizar o trabalho de liberação de novas empresas e fiscalização de aproximadamente mil empresas existentes na cidade e em 19 municípios vizinhos.
Esse é o maior ganho ambiental do município. O departamento ficará responsável por 73 atividades que são divididas em 11 grupos, e poderá fiscalizar e ficar mais próximo dos empresários. Até o fim do ano, pretendemos diminuir os índices de poluição em Cascavel, diz Marcon.
Com esta mudança, o Município poderá agilizar o licenciamento de novas empresas, que antes estavam prontas para investir no município e eram obrigadas a esperar um longo tempo devido à demora, pois o número de pessoas que faziam este atendimento era muito baixo, conclui Marcon.
Com o custo de R$ 300 mil ao Município, a expectativa é que Cascavel se torne, com a criação departamento, a única cidade do interior do Paraná a dar destino correto a todos os tipos de resíduos.
(Com informações de Nathalia Lehnen)