Cascavel – Uma denúncia feita aos jornal O Paraná aponta a falta de anestesista no HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná), em Cascavel. Segundo a fonte, que não vai ser identificada, o serviço dos profissionais não estava disponível.
Na quarta-feira precisamos de atendimento e tinha mais de trinta pacientes necessitando de cirurgias de urgência, mas não tinha anestesista no hospital para fazer a cirurgia. Como pode uma unidade que trata de pessoas doentes e debilitadas não ter um profissional para atender?, reclama.
A denúncia foi levada à direção clínica do Hospital, que explicou a divisão dos procedimentos cirúrgicos e afirmou não haver falhas, já que o profissional esteve na unidade.
Classificamos os procedimentos: em emergência quando há risco de morte e urgência quando há necessidade de intervenção e devem ser feitos com prioridade. Já as cirurgias eletivas são regularizadas pela Central de Leitos, que é o que pode ter ocorrido neste caso, ressaltou o diretor clínico do HU, Sérgio Luiz Bader.
De janeiro a maio deste ano, o HU realizou entre cirurgias de emergência, urgência e eletivas uma média de 325 procedimentos. A unidade hospitalar conta com seis salas cirúrgicas com anestesistas diariamente em regime de plantão.
Aos sábados, são dois anestesistas de 12 horas diurnas e um anestesista noturno de 12 horas e no domingo um profissional de 24 horas. Ao todo, são sete anestesistas que se revezam em escalas, acrescenta Bader.
(Com informações de Eliane Alexandrino)