Cotidiano

Cascavel 72 Anos: A cidade que cresce, inspira e enche sua gente de orgulho

Cascavel 72 Anos: A cidade que cresce, inspira e enche sua gente de orgulho

Neste dia 14 de novembro a cidade de Cascavel completa 72 anos de muita história, progresso e desenvolvimento. Um misto de etnias, tanto de migrantes quanto de imigrantes forma um povo acolhedor e batalhador. Assim como em grandes centros, os moradores têm os apontamentos positivos e também do que precisa melhorar. Contudo, o sentimento da maioria é de que a cidade cresceu muito nos últimos anos e que “inspira orgulho em todos os que moram aqui”.

A reportagem do Jornal O Paraná saiu às ruas na segunda-feira (13), véspera de feriado municipal em que se comemora o aniversário da cidade, para conversar com a população e registrar o sentimento pela cidade. De forma geral, mesmo aqueles que preferiram não registrar sua opinião, todos “gostam de morar em Cascavel” e acreditam que a cidade vai crescer ainda mais na próxima década.

A atendente de unidade básica de saúde, Janete Aparecida Defacci, não quis ser fotografada, mas “adora” Cascavel e não mudaria para outra cidade, já que tem uma estrutura em todos os sentidos. O taxista Elias Mauro, que reside há 35 anos em Cascavel, lembrou que chegou a Cascavel ainda adolescente, vindo de Ramilândia, e que na época a família mudou para cá porque já existia a visão de que a “cidade das cobras” seria bastante promissora, o que se concretizou em pouco tempo.

Para ele, que trabalha diariamente com o trânsito, uma das características é que Cascavel é uma cidade promissora, com um bom custo de vida e que seria ainda melhor se os moradores respeitassem o trânsito. “O trânsito é ruim, porque muitos não respeitam as leis de trânsito, estacionam errado ou acabam dirigindo manuseando celular; isso atrapalha a mobilidade de toda a cidade”, disse o trabalhador, pensando em deixar a cidade ainda melhor.

Para a designer de sobrancelha, Rafaela Tomacheski, que nasceu e cresceu em Cascavel, o sentimento de ser uma cascavelense nata é de ver a cidade se expandir junto com a sua história. “Me sinto muito feliz e orgulhosa por ter nascido nessa cidade que eu cresci e vi crescer; aqui tem tudo que a gente precisa e de forma maravilhosa. Eu amo muito a nossa cidade e fico feliz de ter constituído a minha família aqui”, disse Rafaela, que é mãe da Lívia e da Cecília.

Desde 1975

Também encontramos passeando pela Avenida Brasil, as três irmãs “Rodrigues da Costa” que contaram que, mesmo casadas, nenhuma mudou o seu sobrenome e aproveitaram a segunda-feira para passear. Elas vieram morar em Cascavel em 1975 e lembraram que quando chegaram a Avenida Brasil era ainda terra batida e hoje contemplam o crescimento horizontal e vertical da cidade. Elas relembram de forma carinhosa o início dessa importante cidade para a Região Oeste e para o Estado.

“A cidade cresceu e se tornou ainda melhor para morar, se tornando um polo regional, já que temos tudo o que precisamos”, disse Gláucia a agente de turismo e a mais velha do trio. Já para Marlene que é bancária aposentada, a cidade além de ter títulos importantes na economia, é promissora devido ao seu progresso e a quantidade de obras.

Já Mariza que atuou anos como professora na cidade, lembrou que ela era a mais nova quando os pais vieram à Cascavel, que sente orgulho por ter visto a cidade crescer e que há alguns anos acabou se mudando para o estado do Mato Grosso, mas que não se adaptou e acabou retornando. “Tenho um carinho muito grande por essa cidade abençoada”, disse ela que foi entrevistada próxima a conhecida imagem da padroeira da cidade, Nossa Senhora Aparecida.

Elias Mauro: “Cidade promissora”
Rafaela: Orgulho de ser cascavelense
Mariza, Marlene e Glaucia: Três irmãos com um grande amor por Cascavel

Cascavel tem números que impressionam

Neste ano de 2023, Cascavel ganhou uma “nova roupagem” com os números atualizados pelo Censo do IBGE. Os dados demonstram a dimensão do crescimento da cidade que passou a ter, oficialmente, 348.051 habitantes, tendo um dos maiores crescimento populacional do interior do Paraná. Cascavel ganhou 61.846 habitantes quando comparando ao último Censo de 2010, quando a cidade tinha 286.205 mil habitantes.

Para o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, o crescimento não é fruto de ações improvisadas, mas, sim, resultado da organização em todos os setores. “Cascavel tem crescido não por questão improvisada, mas é por que ela está organizada em todos os setores da sociedade. Nós vamos continuar crescendo, garantindo qualidade de vida para todos os que moram e que virão morar aqui”, afirmou o prefeito, lembrando que a cidade é considerada a 2ª Melhor do País, eleita pelo prêmio Cidades Excelentes.

Idosos

Outro recorte bastante interessante divulgado pelo IBGE, o que também demonstra a qualidde de vida na Capital do Oeste, são as 48.012 pessoas com 60 anos ou mais. Desse total, 21.096 são homens e 26.916 são mulheres. Isso corresponde a 13,8% da população, que totaliza 348.012 pessoas. Pelos números do IBGE, Cascavel possui 31 moradores com 100 anos ou mais, sendo 21 mulheres e 10 homens.

As políticas públicas implantadas nos últimos anos levaram inclusive Cascavel a ser incluída pela Organização Mundial de Saúde no grupo de 32 cidades brasileiras que receberam a certificação de Cidade Amiga do Idoso. Programas como o Felicidade do Idoso e Cascavel Caridoso, entre outros, fazem de Cascavel referência para todo o Brasil.

PIB

O Município também se destaca no quadro estadual. Dentre os maiores municípios do interior do Paraná, é a cidade que mais cresceu, com exceção da Região Metropolitana de Curitiba. O avanço da cidade também se reflete em outros números, como do PIB (Produto Interno Bruto) dos municípios brasileiros e Cascavel avançou da 88ª posição para a 80ª colocação em 2020. O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos pelos municípios. Enquanto, os grandes centros encolheram, Cascavel avançou de forma significativa. A cidade de São Paulo, por exemplo, teve uma queda de 1,9% e Curitiba caiu 8%, enquanto que Cascavel cresceu 12,32%.

Almoço dos pioneiros e bolo

Para comemorar os 72 anos da cidade uma programação está marcada para esta terça-feira, 14 de novembro. O primeiro evento é uma homenagem para aqueles que ajudaram a construir a história de Cascavel. Será realizado o Almoço dos Pioneiros, no Clube Tuiuti, que é um evento gratuito destinado aos pioneiros que chegaram na cidade entre os anos de 1920 e 1960.

Como todo aniversário com festa tem bolo, este ano tradicionalmente o Rotary Club de Cascavel Leste, com apoio da Prefeitura de Cascavel, produziu um bolo gigante, que é compartilhado com os cascavelenses gratuitamente. Neste ano, o corte do doce será realizado às 17h, no estacionamento do Teatro Municipal Sefrin Filho, no local onde acontece a Feira do Teatro; a partir das 15h30 apresentações culturais de artistas locais aquecem a festa. O bolo de aniversário é uma atração à parte, com uma receita superlativa. O bolo terá cerca de 650 quilos e 50 metros, entre massa, recheio e cobertura.

Fotos: Vandré Dubiela/O Paraná e Arquivo pessoal