Cotidiano

Avenida Piquiri: Viaduto interditado para obras será liberado nesta sexta

Foto: Secom
Foto: Secom

Cascavel – O trânsito no viaduto da Avenida Piquiri que está bloqueado desde o dia 9 de janeiro para ser revitalizado, será reaberto nesta sexta-feira (8). Durante esta semana, a equipe da empresa finalizou os últimos detalhes no local, fazendo a pintura da sinalização e a colocação de tachões para ser retomada a ligação entre os bairros São Cristóvão e Brasmadeira, região Norte da cidade.

De acordo com o secretário de Serviços e Obras Públicas, Sandro Rocha Rancy, foi feita uma intervenção no viaduto para melhorar tanto as calçadas, quanto a área de circulação da ciclovia e ainda será instalada iluminação de Led ao longo de toda extensão da avenida que chegou a 80% da obra executada. O projeto contempla pavimentação, iluminação e calçadas com objetivo de trazer maior segurança no fluxo do trânsito e comodidade no acesso a outras regiões da cidade.

Rancy lembrou que a obra atende a uma demanda antiga, muito requisitada pela população da região norte, uma vez que a avenida é a principal via de acesso do bairro ao centro da cidade. Ao todo, são mais de R$ 23 milhões em investimentos na obra que compreende 5 mil metros de via, em uma área de 66 mil metros quadrados, com previsão de ser entregue ainda neste primeiro semestre do ano.

A reurbanização, além de reduzir o tempo de percurso de veículos e dos ônibus do transporte coletivo, por meio da eliminação de gargalos de trânsito e a criação de mais faixas de rolamento, conta ainda a construção de uma ciclofaixa com extensão de 3,1 mil metros, promovendo a ligação cicloviária ao centro da cidade, sendo que o canteiro central terá 14 metros e uma pista de caminhada. O projeto prevê ainda plantio de árvore e a colocação de calçada em paver.

Binário

A obra iniciou no começo do ano passado e a entrega estava prevista para março deste ano, porém, já está sendo computado o atraso de alguns meses. Duas frentes de trabalho estão em execução, tanto na Avenida Piquiri, quanto na Rua Guilherme Piovesan, que será binário. O asfalto foi arrancado e uma nova base está sendo feito. Depois de pronta a Piquiri terá sentido único, da BR-467 sentido ao bairro, com objetivo de melhorar a mobilidade urbana e facilitar o tráfego de veículos entre a Região Norte e o centro da cidade.

A empresa responsável pela execução da obra é a empresa Dreno Construções, da cidade de Maringá, e o contrato prevê a pavimentação total de 4,9 quilômetros. Na Avenida Piquiri são 3,26 quilômetros, entre a Rua Pageu e o Condomínio Pantanal, o restante são das demais vias, incluindo alguns trechos das ruas Guilherme Piovezan, Adolfo Garcia, Orestes Kolmann, Poente do Sol e Rua Gandhi, nos Bairros Brasmadeira e Interlagos. “Ela precisava ser melhorada para conseguir receber o tráfego pesado de veículos que é a principal característica desta importante avenida”, explicou o secretário.

Uma pequena revitalização já havia sido realizada pela própria Prefeitura que foi concluída no segundo semestre de 2021. Na época, a melhoria ocorreu em um trecho de 1,2 km, começando pelo entroncamento com a Avenida Barão do Rio Branco até a Igreja Santo Inácio de Loyola. Neste pequeno trecho, foi instalada iluminação em led, feita a arborização, calçadas em paver, pistas alargadas e faixa de pedestres, além de nova sinalização, que agora vai encontrar com o restante que faltava.

Rua Alexandre de Gusmão

Do outro lado da cidade as obras de revitalização da Avenida Carlos Gomes também têm novidades. A Rua Alexandre de Gusmão está recebendo nova capa asfáltica, melhoria que faz parte da obra da Nova Carlos Gomes. A Alexandre de Gusmão formará um binário com a Avenida Carlos Gomes, que nesta semana chegou a 15% de execução. “Com essa capa asfáltica, nós já vamos dar um pulo muito grande no nosso programa físico-financeiro”, disse Rancy.

Nos próximos dias será entregue oficialmente as obras do novo viaduto sobre a BR-277, que também faz parte do PDU (Programa de Desenvolvimento Urbano) de Cascavel. “Estamos a todo vapor na Alexandre de Gusmão, justamente para facilitar essa nova mobilidade que teremos com esse novo viaduto e as obras estão concentradas na região central da Carlos Gomes, com as partes de calçadas e galerias”, explicou o secretário.