Cascavel – A primavera começa oficialmente no dia 23 deste mês, mas em quase todo o Paraná o clima de verão tomou conta com as altas temperaturas e umidade relativa do ar baixíssima, quase em situação crítica.
Em Cascavel, na tarde de segunda-feira (31) os termômetros alcançaram 33,1ºC com sensação térmica de 34ºC por volta das 15h. Já a umidade relativa chegou a 25,5% no mesmo horário. O ideal seria 60%, o que é recomendável pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
O calorão em pleno inverno obrigou muita gente a usar roupas mais leves e tomar mais líquidos, de preferência gelado. Para a vendedora de sorvete Denice Piccinini é um bom momento para comercializar mais o produto.
As altas temperaturas colaboram bastante, assim conseguimos vender mais. O que tem mais saída é a casquinha, o milk shake e às vezes água gelada. Com o calor, tenho vendido uma média de 200 sorvetes por dia, comenta a comerciante.
A responsável pelos termômetros acima dos 30ºC é a massa de ar seco e mais aquecida que atua sobre o Paraná e mantém as temperaturas elevadas. De acordo com o Instituto Simepar, na quarta (2) e quinta-feira (3) as temperaturas ficarão abaixo dos 30ºC.
A nebulosidade vai aumentar, por isso as temperaturas não vão subir tanto. Mas o calor predomina pelo menos até sexta-feira, disse o meteorologista, Samuel Braun.
Na região, a cidade que registrou a temperatura mais elevada ontem foi Palotina, com 36,7ºC, seguida por Assis Chateaubriand com 36ºC e Santa Helena com 34,7ºC.
(Com informações de Eliane Alexandrino)