Cotidiano

Antes mesmo do verão, Cascavel registra 262 casos de dengue

Recentemente foi realizado o 3º LiraA, que apontou 0,2% de infestação

Cascavel – O verão ainda não começou, mas o Programa do Controle às Endemias da Secretaria de Saúde trabalham duro para combater o mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus.

Neste ano já foram registrados 262 casos de dengue, 183 autóctones e 79 importados, além das 1.311 notificações. Recentemente foi realizado o 3º LiraA (Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti) que apontou 0,2% de infestação. Resultado positivo já que o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%.

Um dos fatores que contribuiu para o aumento dos casos pode ter sido a chuva das últimas semanas. De acordo com o Instituto Simepar, de quinta passada até domingo choveu 58 milímetros em Cascavel. Em todo o mês de setembro o acumulado soma 108 milímetros. Outro fator é a falta de limpeza nos quintais e recipientes que acumulam água.

O 1º levantamento de infestação realizado este ano apontou 4,2% de infestação e no 2º, realizado em maio, foram 3,4%. Na tarde de ontem equipes do Controle de Endemias se reuniram para traçar ações de combate à dengue.

Visitas e ações estão sendo realizadas nos bairros que atingiram maior índices de infestação, como: o Santa Cruz, o Esmeralda e o Paulo Godói.

(Com informações de Eliane Alexandrino)