O Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo é celebrado no dia 20 de fevereiro. A data é uma oportunidade para alertar sobre os perigos do consumo excessivo de álcool e do uso de drogas. Segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, cerca de 11 mil pessoas morrem por ano, no Brasil, por transtornos mentais e comportamentais relacionados ao álcool e outras drogas.
O álcool e as drogas atuam diretamente no sistema nervoso central. Por exemplo, beber demais por tempo prolongado destrói as células cerebrais, e o corpo não consegue substituí-las, como faz com outras células. Existem mais de 40 enfermidades ligadas ao abuso do álcool. As drogas também causam sérios problemas de saúde, afetando a respiração, os batimentos cardíacos e a percepção da realidade.
O vício em substâncias químicas geralmente está associado a questões mais profundas, como solidão, estresse, ansiedade e depressão. Por esse motivo, além dos tratamentos médicos, muitos têm utilizado outra ajuda valiosa: a Bíblia.
Veja o caso de José, um advogado que começou a beber e a fumar aos 13 anos de idade. Após passar por vários tratamentos e ter muitas recaídas, aos 40 anos, começou a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová. Hoje, ele se orgulha em dizer que está sóbrio há mais de 20 anos e destaca uma importante ajuda: “A Palavra de Deus me ajudou a enxergar pela primeira vez a necessidade de renovar minha mente e aumentou minha vontade de ser feliz! Sou muito grato a Jeová Deus por ter me dado a força necessária para vencer meu vício.”
Na seção “Hábitos e vícios” do site jw.org, é possível ler vários relatos, como o de José. Histórias reais, de pessoas que conseguiram superar a dependência química, servem de incentivo a quem também precisa de ajuda para largar o álcool ou as drogas. O vídeo “Pare e pense: devo beber?” apresenta dicas práticas para adolescentes sobre os perigos de consumir e abusar de bebidas alcoólicas.
Outra ajuda contra a dependência química é não se isolar e buscar boas companhias. Segundo Adair Corsini, porta-voz das Testemunhas de Jeová em Cascavel PR, há locais na cidade onde são realizadas reuniões semanais, abertas ao público, que oferecem consolo e encorajamento da Palavra de Deus. A entrada é gratuita e não precisa fazer reserva. Informações sobre quando e onde as reuniões são realizadas estão disponíveis no site oficial das Testemunhas de Jeová, o jw.org.
Cotidiano