Cascavel – Em visita à redação de O Paraná, o secretário estadual de Comunicação Social, Paulino Viapiana, afirmou, na sexta-feira (21), que o Estado já começou a colher os frutos do ajuste fiscal promovido no primeiro semestre e que gerou grande desgaste político ao governo Beto Richa.
Desde abril já estamos sentindo os efeitos do ajuste. O Estado equilibrou o seu orçamento e quase zerou as contas. Agora estamos retomando as obras, relatou.
De acordo com Viapiana, aos poucos a sociedade paranaense começa a ver com outros olhos o ajuste fiscal, que rendeu duras críticas da oposição e de vários setores da sociedade, a maioria motivada pela adoção de medidas amargas como a correção das alíquotas do IPVA e do ICMS.
Os municípios estão reconhecendo esse esforço fiscal e as principais entidades do G7 também. Elas já se manifestaram por meio de documento o apoio ao ajuste fiscal. As medidas que motivaram o desgaste do governo também vão motivar o resgate da credibilidade, afirmou.
O secretário assinalou que os municípios estão sendo amplamente beneficiados por aportes maiores de recursos.
Esses valores a mais vêm em boa hora, justamente para compensar a perda com o FPM (Fundo de Participações dos Municípios), ressaltou.
As transferências por meio do IPVA e do ICMS já renderam aos municípios do Estado R$ 4,85 bilhões.
Descentralização
Paulino Viapiana também falou sobre a estratégia de mídia do governo paranaense.
Queremos descentralizar a política de comunicação e mostrar quais são as ações que o governo está fazendo em cada área e os benefícios para a população, declarou.