Cascavel – Segundo dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o pagamento do 13º salário deve injetar R$ 200 milhões na economia cascavelense. No Brasil, serão R$ 173 bilhões.
Para quem não sacou a metade do benefício durante as férias, a primeira parcela deve ser depositada até segunda-feira, dia 30. Possuem direito trabalhadores com carteira assinada, trabalhadores rurais, empregados domésticos e funcionários públicos. Já a segunda parcela deve ser paga até 20 de dezembro.
Segundo o Sindilojas (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Cascavel e Região), a primeira parcela deve ser usada, sobretudo, para pagamento de contas.
Já a segunda prioridade é para algo que dificilmente ocorria: as pessoas estão buscando economizar e também guardar parte do benefício, caso haja necessidade para alguma eventualidade, informa o sindicato.
A medida é encarada com precaução diante do momento econômico crítico vivido pelo País.
Ainda assim, boa parte deve ser destinada às compras, principalmente nos setores de vestuário e calçados. As classes econômicas mais baixas possuem alto nível de consumo, lembra o Sindilojas.
O vendedor de uma loja de calçados, Aldemir Nascimento, confirma que a prioridade será o pagamento de contas.
A princípio, vou destinar uma parte para acertar as contas e o restante penso em guardar.
A mesma postura será adotada pela funcionária Layane Branco.
Penso em destinar ao acerto de despesas e também guardar alguma coisa. O benefício ajuda nesse momento.
O gerente de loja de departamentos, José Carlos Pinto, estima um aumento nas vendas de 15% a 20% com o pagamento do benefício.
Aliado a isso temos as vendas para o Natal que contribuem para o momento.
Segundo o responsável pelo estabelecimento comercial, as vendas devem se equiparar às do ano passado.