O amortecedor é a peça fundamental que compõe o sistema de suspensão do veículo, destinado ao controle das oscilações das molas geradas por meio de irregularidades do pavimento, sua função é manter o contato entre a banda de rodagem do pneu e o solo.
Desta forma, um amortecedor em perfeitas condições garante dirigibilidade e estabilidade na condução, proporcionando conforto e segurança aos ocupantes do veículo, sem falar que aumenta a vida útil dos outros componentes da suspensão. “Fazemos a análise técnica, acompanhamos e fabricamos a matéria-prima. Além disso, realizamos testes em campo, em nosso centro de treinamento”, afirma Felipe Ferrari, gerente de desenvolvimento de produtos do Grupo Universal Automotive Systems.
Podem surgir dúvidas em relação à durabilidade, ao período correto de manutenções e trocas das peças. De acordo com Ferrari, ações preventivas são muito importantes. “Os amortecedores têm como recomendação uma revisão preventiva a cada 10 mil quilômetros e a substituição preventiva a cada 50 mil. Lembrando que essa é uma recomendação geral preventiva, já que cada montadora tem seu plano de revisão veicular, fora os acontecimentos inesperados do dia a dia”, recomenda o especialista do Grupo Universal Automotive Systems.
Algumas observações simples ajudam na identificação de problemas relacionados ao amortecedor:
Vazamento de óleo: sem dúvidas este tipo de verificação é a mais simples, apenas com uma inspeção visual é possível identificar se existe óleo na parte externa do amortecedor, isto pode indicar um vazamento do óleo. “O vazamento de óleo é proveniente de uma falha no retentor e compromete totalmente o funcionamento do amortecedor, devendo ser tratado o mais rápido possível a fim de evitar maiores problemas”, alerta Felipe Ferrari.
Balanço excessivo do veículo: conforme citado, uma das funções do amortecedor é estabilizar o balanço das molas. Caso seja perceptível um balanço excessivo da carroceria do veículo, isto pode indicar um desgaste natural dos componentes internos do amortecedor.
Tempo e percurso de frenagem: um amortecedor em perfeitas condições garante maior aderência do pneu ao solo. Já um amortecedor danificado faz totalmente o oposto, aumentando tempo e percurso de parada total do veículo, fique atento com isso.
Qual é a vida útil do amortecedor?
O amortecedor não tem vida útil preestabelecida. Isto porque sua durabilidade está relacionada a diversos fatores e o principal deles é o tipo de utilização. Quando falamos de veículos que circulam em vias bem pavimentadas a tendência é que tenha uma vida útil maior, por outro lado, veículos que circulam em vias malconservadas a troca deste item ocorrerá mais cedo. De acordo com os manuais das montadoras a verificação dos amortecedores devem ser feitas em todas as revisões do veículo, isto pode ser entre 10 mil quilômetros e substituição preventiva com 50 mil, dependendo do plano de manutenção de cada montadora.
Os amortecedores recondicionados
Amortecedores recondicionados não têm a mesma eficiência de um produto novo, isto porque o recondicionamento muitas das vezes é feito de forma manual, sem procedimentos e testes que garantam a qualidade deste produto. Vale ressaltar que todo amortecedor deve ser certificado no INMETRO e passar por rigorosos testes de qualidade. O amortecedor recondicionado pode até conter o selo do INMETRO, que é referente ao fabricante original, isto pode confundir o consumidor e dar a falsa impressão de que o produto recondicionado também é certificado, o que não é verdade.
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